Análise do desempenho motor, tempo de reação e tempo de movimento de escolares iniciantes em corridas de velocidade
View/ Open
Date
2018-08-07Primeiro coorientador
Copetti, Fernando
Primeiro membro da banca
Mota, Carlos Bolli
Segundo membro da banca
Felden, Érico Pereira Gomes
Metadata
Show full item recordAbstract
O objetivo do presente estudo foi criar e validar um instrumento para avaliar as ações motoras da corrida por meio da qualidade do movimento e analisar o efeito de um programa de intervenção sobre o desempenho motor na corrida (DMC), tempo de reação (TR) e tempo de movimento (TM) em escolares. Esta pesquisa caracterizou-se como um estudo de validação de corte transversal, com modelo de análise qualitativa na primeira fase e, posterior, estudo experimental. Este último visou verificar os efeitos de uma intervenção em dois grupos: atletismo (GA) e educação física (GEF). Participaram da validação da matriz, para estabelecimento do critério de fidedignidade, 20 (vinte) escolares do Ensino Fundamental e Médio, executando a tarefa de correr em velocidade máxima, num percurso de 30 metros, sendo esta corrida registrada por meio de filmagem. Para testar a objetividade, três profissionais com formação acadêmica observaram os registros e avaliaram os corredores conforme a matriz. Para a determinação da validade de conteúdo, a matriz foi submetida a 4 (quatro) especialistas da modalidade que emitiram seu parecer. No segundo estudo participaram 62 (sessenta e dois) alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, com idade entre 10 e 12 anos, onde 32 (trinta e dois) faziam parte do GA e 30 do GEF. Foram avaliados o TR através do Vienna Test System. Este teste estratifica o TR em dois períodos, o pré-motor (TRPMot) e o motor (TRMot). TM através do teste de 50m e o DMC através da análise da matriz analítica. No programa de intervenção os escolares do GA foram submetidos a um período de treinamento específico de corridas de velocidade nas aulas de Educação Física durante 8 (oito) semanas. Os procedimentos estatísticos foram realizados no software SPSS – 21.0, adotando-se um nível de significância de 5%. Para a análise dos resultados no primeiro estudo a fidedignidade foi analisada por meio do coeficiente de correlação para obtenção da correlação entre medições realizadas em diferentes dias, método teste e reteste. Para a confirmação da objetividade realizou-se a correlação de Person através da análise de 3 avaliadores com a mesma medida repetida, utilizando-se os mesmos indivíduos e para a validação de conteúdo, a frequência relativa(%) das respostas dos especialistas. No segundo estudo utilizou-se a estatística descritiva, o teste de Wilcoxon para comparar os resultados do pré com o pós teste nas variáveis estudadas dentro dos grupos e Mann-Whitney para comparar os resultados encontrados entre os grupos. Os resultados encontrados no primeiro estudo demonstram que os índices de correlação intraclasse e inter avaliadores obtiveram correlações de regular a forte, com coeficientes variando de 0,54 a 0,83 e 0,66 a 0,83. Podemos afirmar que a matriz proposta apresenta confiabilidade, pois apresenta índices reprodutivos quando examinados pelo mesmo avaliador em dias diferentes. No segundo estudo, nas variáveis estudadas antes e após a intervenção, houve melhora em ambos os grupos, ressaltando que os resultados mais expressivos foram apresentados pelo GA nas variáveis TRMot, TM e DMC,nas quais os resultados foram estatisticamente significativos. Conclui-se que a intervenção proposta promoveu melhoras no TR, TM e DMC, mostrando a eficácia do programa de treinamento.
Collections
The following license files are associated with this item: