Trajetórias escolares de adolescentes em conflito com a lei: aspectos pessoais e contextuais
View/ Open
Date
2018-08-31Primeiro coorientador
Zappe, Jana Gonçalves
Primeiro membro da banca
Abaid, Josiane Lieberknecht Wathier
Segundo membro da banca
Patias, Naiana Dapieve
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta dissertação aborda a relação entre aspectos escolares e a prática de atos infracionais por
adolescentes, buscando compreender tanto os fatores escolares que estão associados ao
desenvolvimento do conflito com a lei quanto aqueles que podem ser favoráveis à reconstrução
dos projetos de vida durante e após o cumprimento de medidas socioeducativas A dissertação
compreende dois estudos, apresentados no formato de artigos que serão enviados para
publicação. O primeiro estudo investigou as trajetórias escolares de adolescentes em conflito
com a lei antes, durante e depois da intervenção do sistema de justiça juvenil, por meio da
realização de uma revisão sistemática de literatura, considerando artigos publicados nas bases
Eric, Lilacs, Pepsic, PsycInfo e Scielo no período de 2013 a 2018. Os resultados demonstraram
que a trajetória escolar dos adolescentes que cometem atos infracionais é caracterizada por
dificuldades de vinculação com a escola, repetência, defasagem idade/série, indisciplina,
reprovação, rotatividade, evasão e abandono escolar. Durante a intervenção do sistema de
justiça juvenil, a escolarização e a profissionalização envolveram principalmente a oferta de
uma atenção individualizada e o investimento na relação entre os educadores e os adolescentes.
Após a intervenção, os estudos demonstraram que os adolescentes construíram projetos de vida
relacionados à educação e profissionalização, mas apresentaram dificuldades escolares mais
acentuadas e menores possibilidades de conclusão dos ensinos médio e superior. O segundo
estudo buscou conhecer a percepção de adolescentes em conflito com a lei sobre aspectos
pessoais (autoestima e autoeficácia) e variáveis escolares (relação com a escola, escolaridade,
expulsão e reprovação escolar). Participaram 73 adolescentes do sexo masculino que cumpriam
medida socioeducativa, com idades entre 12 a 20 anos (M=16,69, DP=1,50), que responderam
ao Questionário da Juventude Brasileira (versão abreviada, com 47 itens). Análises descritivas
e inferenciais foram realizadas, identificando-se que a maioria dos adolescentes já haviam sido
reprovados e mais da metade já foram expulsos. Mesmo com este histórico, apresentaram uma
boa relação com a escola e níveis elevados de Autoestima e de Autoeficácia. Diante disso,
enfatiza-se a importância de promover o estabelecimento e manutenção de relações positivas
entre os adolescentes e a escola, pois os fatores escolares e especialmente a vinculação com a
escola são importantes aspectos de prevenção e superação do conflito com a lei na adolescência.
Além disso, a valorização de aspectos pessoais desses adolescentes, como a autoestima e a
autoeficácia, devem ser consideradas nas intervenções com esse público, sobretudo no sentido
de favorecer trajetórias escolares mais positivas e a construção de projetos de vida que
promovam o avanço educacional e a qualificação para inserção no mercado de trabalho.
Collections
The following license files are associated with this item: