A representação do amor entre adolescentes: uma análise sistêmico-funcional
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2019-12-06Metadatos
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O presente trabalho tem como objetivo investigar a(s) representação(ções) do amor
entre adolescentes através de suas escolhas léxico-gramaticais e semântico-
discursivas. Para isso, consideram-se os preceitos teóricos da Linguística Sistêmico-
Funcional, mais especificamente, o sistema de transitividade (HALLIDAY;
MATTHIESSEN, 2004), bem como o sistema de avaliatividade (MARTIN; WHITE,
2005). O corpus de pesquisa principal é constituído por 25 relatos pessoais
produzidos por adolescentes entre 17 e 18 anos do 3º ano do Ensino Médio de uma
escola estadual, localizada no município de Santa Maria. Os textos produzidos pelos
adolescentes têm como objetivo conceituar o amor, bem como evidenciar situações
em que esse sentimento foi experienciado por eles. Primeiramente os relatos foram
analisados sob o sistema de transitividade, para que assim fosse possível localizar
os papéis desenvolvidos tantos pelos adolescentes, como pelo próprio sentimento
do amor. Em um segundo momento, os relatos foram analisados de acordo com o
subsistema de atitude, para que fosse possível destacar as avaliações feitas pelos
adolescentes e suas concepções desse sentimento. Ao final, foram desenvolvidas
categorias de reprentação(ções) do amor. Os resultados evidenciaram que os
adolescentes pouco amam, mas muito sentem, ou seja, o papel dos jovens ainda
está muito mais ligado à categoria do Recebedor, aquele que recebe o amor, do que
à do Amante, sujeito responsável por amar algo ou alguém. Com relação às
representações do amor, foi possível identificar três categorias distintas de
representações para esse sentimento: o Amor Feliz, o Amor Zeloso e o Amor
Altruísta. No primeiro, o amor está ligado à felicidade, enquanto que, no segundo,
temos o amor como um ato de cuidado e proteção. A categoria do Amor Altruísta
está ligada ao amor como sendo solidário e não egoísta. Com os resultados, conclui-
se que, para os adolescentes a existência do amor depende da combinação dessas
três categorias para ser efetivo.
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