Estratégias pedagógicas e inclusão escolar: vivências nos estágios do curso de Pedagogia
Resumo
Este estudo tem como objetivo compreender como os egressos do curso de
Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria elaboraram estratégias para
trabalhar em contextos inclusivos durante as práticas dos estágios. Para a
construção do referencial teórico e metodológico utilizamos estudos de Bauer e
Gaskell (2015), Bolzan (2001-2021), Freire (1979, 1996), Libâneo (2001, 2010),
Brzezinski (1996), Pimenta e Lima (2004), Buriolla (1999), Wisch (2013), Vygotski
(1995; 2007) e Freitas (2002). A metodologia desta pesquisa configura-se em
qualitativa narrativa, de cunho sociocultural. Como instrumento para a coleta de
dados, utilizamos entrevistas narrativas a partir de tópicos guia. Organizamos as
narrativas em uma grande categoria intitulada “processos formativos”, que se
desdobra em duas dimensões: trajetórias formativas e estágios. Além disso, a
inclusão é o elemento transversal, que permeia as duas dimensões. Na
interpretação das narrativas, conhecemos elementos dos processos formativos das
egressas, por meio de processos heteroformativos, interformativos e autoformativos.
Evidenciamos que as características das trajetórias formativas das egressas
influenciaram seus trabalhos realizados nos estágios, pois elas se ampararam nas
experiências e saberes construídos durante a formação inicial para o
desenvolvimento das estratégias pedagógicas no contexto da inclusão escolar.