dc.creator | Sousa, Saymon Ricardo de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2021-05-20T11:23:10Z | |
dc.date.available | 2021-05-20T11:23:10Z | |
dc.date.issued | 2019-02-19 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20934 | |
dc.description.abstract | The objective of this research was to estimate the survival of a group of industrial port
equipment called solid bulk conveyors, thus contributing to decision making of the maintenance
process. This study was carried out in the area of unloading of wagons and shipment of ore
from the Port Maritime Terminal located on the coast of the state of Maranhão. The outcome
was the time, in hours, until the equipment failure. The covariates of interest for comparison of
the survival curves were: (i) the work shift, divided into (shift 1, shift 2 and shift 3); (ii)
equipment of origin classified as (wagon turners, recovery or recovery forklift); (iii) types of
ore divided into (Sinter, Granulate, Pellet Feed or Manganese); (iv) the types of failures
considered for the study will be (probe, emergency key, tear and overload detector) (v) and the
operating area, classified as (discharge and shipment of ore). The Kaplan-Meier method was
used to estimate the overall survival probability and the curves were compared using the logrank
test. The effect of each covariant on the survival time of the transporters was analyzed
using the Cox regression model and for which the residue analysis and influential observations
were performed. The 75% survival probability of the bulk material handling system is
equivalent to an operational availability time of 444 hours. It was observed that of the 95 carriers
evaluated, 38 (40%) failed and 57 (60%) were censored until the end of the study. The results
show a significant decrease in the probability of survival of the equipment during the operating
time, besides the significant difference between the survival curves of the covariables shift,
types of ores, number of wagons and tons moved, indicated that they are important predictors
in the Cox regression model. This research presented an original contribution to the literature,
being the first study to investigate the risk factors associated with equipment failures used in
the Maritime Terminal of Ponta da Madeira through the analysis of survival. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Equipamentos portuários | por |
dc.subject | Análise de sobrevida | por |
dc.subject | Kaplan-Meier | por |
dc.subject | Manutenção industrial | por |
dc.subject | Regressão de cox | por |
dc.subject | Port equipment | eng |
dc.subject | Survival analysis | eng |
dc.subject | Industrial maintenence | eng |
dc.subject | Regression of cox | eng |
dc.title | Tempo de sobrevida em transportadores de granéis sólidos em um porto da região nordeste | por |
dc.title.alternative | Survey time on solid granite conveyors at a port in the northeast region | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O objetivo dessa pesquisa foi estimar a sobrevida de um grupo de equipamentos industriais
portuários denominados transportadores de granéis sólidos, contribuindo assim para tomada de
decisão do processo de manutenção. Este estudo foi realizado na área de descarga de vagões e
embarque de minério do Terminal Marítimo Portuário localizado no litoral do estado do
Maranhão. O desfecho foi o tempo, em horas, até a falha dos equipamentos. As covariáveis de
interesse para comparação das curvas de sobrevida foram: (i) o turno de trabalho, dividindo-se
em (turno 1, turno 2 e turno 3); (ii) o equipamentos de origem classificados em (viradores de
vagões, empilhadeira recuperadora ou recuperadora); (iii) os tipos de minério, divididos em
(Sinter, Granulado, Pellet Feed ou Manganês); (iv) os tipos de falhas consideradas para o estudo
serão (sonda, chave de emergência, detectora de rasgo e sobrecarga) (v) e a área de operação,
classificadas como (descarga e embarque de minério). Utilizou-se o método de Kaplan-Meier
para estimar a probabilidade de sobrevida global e comparou-se as curvas utilizando o teste de
Log-rank. O efeito de cada covariável no tempo de sobrevida dos transportadores foi analisado
por meio do modelo de regressão de Cox e para o qual, foi realizada a análise de resíduos e
observações influentes. A probabilidade de sobrevida de 75% do sistema de movimentação de
material granel equivale a um tempo de disponibilidade operacional de 444 horas. Observou-se
que, dos 95 transportadores avaliados, 38 (40%) falharam e 57 (60%) foram censurados até o
final do estudo. Os resultados mostram uma diminuição significativa da probabilidade de
sobrevida dos equipamentos no decorrer do tempo de operação, além da diferença significativa
entre as curvas de sobrevida das covariáveis turno, tipos de minérios, quantidade de vagões e
toneladas movimentadas, indicado que as mesmas, são importantes preditoras no modelo de
regressão de Cox. Esta pesquisa apresentou uma contribuição original para a literatura, por ser
o primeiro estudo a investigar os fatores de risco associados a falhas de equipamentos utilizados
no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira por meio da análise de sobrevida. | por |
dc.contributor.advisor1 | Zanini, Roselaine Ruviaro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4332331006565656 | por |
dc.contributor.referee1 | Veiga, Claudimar Pereira da | |
dc.contributor.referee1Lattes | XXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Wesley Vieira da | |
dc.contributor.referee2Lattes | XXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4742006344523035 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia de Produção | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |