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dc.creatorSousa, Saymon Ricardo de Oliveira
dc.date.accessioned2021-05-20T11:23:10Z
dc.date.available2021-05-20T11:23:10Z
dc.date.issued2019-02-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20934
dc.description.abstractThe objective of this research was to estimate the survival of a group of industrial port equipment called solid bulk conveyors, thus contributing to decision making of the maintenance process. This study was carried out in the area of unloading of wagons and shipment of ore from the Port Maritime Terminal located on the coast of the state of Maranhão. The outcome was the time, in hours, until the equipment failure. The covariates of interest for comparison of the survival curves were: (i) the work shift, divided into (shift 1, shift 2 and shift 3); (ii) equipment of origin classified as (wagon turners, recovery or recovery forklift); (iii) types of ore divided into (Sinter, Granulate, Pellet Feed or Manganese); (iv) the types of failures considered for the study will be (probe, emergency key, tear and overload detector) (v) and the operating area, classified as (discharge and shipment of ore). The Kaplan-Meier method was used to estimate the overall survival probability and the curves were compared using the logrank test. The effect of each covariant on the survival time of the transporters was analyzed using the Cox regression model and for which the residue analysis and influential observations were performed. The 75% survival probability of the bulk material handling system is equivalent to an operational availability time of 444 hours. It was observed that of the 95 carriers evaluated, 38 (40%) failed and 57 (60%) were censored until the end of the study. The results show a significant decrease in the probability of survival of the equipment during the operating time, besides the significant difference between the survival curves of the covariables shift, types of ores, number of wagons and tons moved, indicated that they are important predictors in the Cox regression model. This research presented an original contribution to the literature, being the first study to investigate the risk factors associated with equipment failures used in the Maritime Terminal of Ponta da Madeira through the analysis of survival.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEquipamentos portuáriospor
dc.subjectAnálise de sobrevidapor
dc.subjectKaplan-Meierpor
dc.subjectManutenção industrialpor
dc.subjectRegressão de coxpor
dc.subjectPort equipmenteng
dc.subjectSurvival analysiseng
dc.subjectIndustrial maintenenceeng
dc.subjectRegression of coxeng
dc.titleTempo de sobrevida em transportadores de granéis sólidos em um porto da região nordestepor
dc.title.alternativeSurvey time on solid granite conveyors at a port in the northeast regioneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa foi estimar a sobrevida de um grupo de equipamentos industriais portuários denominados transportadores de granéis sólidos, contribuindo assim para tomada de decisão do processo de manutenção. Este estudo foi realizado na área de descarga de vagões e embarque de minério do Terminal Marítimo Portuário localizado no litoral do estado do Maranhão. O desfecho foi o tempo, em horas, até a falha dos equipamentos. As covariáveis de interesse para comparação das curvas de sobrevida foram: (i) o turno de trabalho, dividindo-se em (turno 1, turno 2 e turno 3); (ii) o equipamentos de origem classificados em (viradores de vagões, empilhadeira recuperadora ou recuperadora); (iii) os tipos de minério, divididos em (Sinter, Granulado, Pellet Feed ou Manganês); (iv) os tipos de falhas consideradas para o estudo serão (sonda, chave de emergência, detectora de rasgo e sobrecarga) (v) e a área de operação, classificadas como (descarga e embarque de minério). Utilizou-se o método de Kaplan-Meier para estimar a probabilidade de sobrevida global e comparou-se as curvas utilizando o teste de Log-rank. O efeito de cada covariável no tempo de sobrevida dos transportadores foi analisado por meio do modelo de regressão de Cox e para o qual, foi realizada a análise de resíduos e observações influentes. A probabilidade de sobrevida de 75% do sistema de movimentação de material granel equivale a um tempo de disponibilidade operacional de 444 horas. Observou-se que, dos 95 transportadores avaliados, 38 (40%) falharam e 57 (60%) foram censurados até o final do estudo. Os resultados mostram uma diminuição significativa da probabilidade de sobrevida dos equipamentos no decorrer do tempo de operação, além da diferença significativa entre as curvas de sobrevida das covariáveis turno, tipos de minérios, quantidade de vagões e toneladas movimentadas, indicado que as mesmas, são importantes preditoras no modelo de regressão de Cox. Esta pesquisa apresentou uma contribuição original para a literatura, por ser o primeiro estudo a investigar os fatores de risco associados a falhas de equipamentos utilizados no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira por meio da análise de sobrevida.por
dc.contributor.advisor1Zanini, Roselaine Ruviaro
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4332331006565656por
dc.contributor.referee1Veiga, Claudimar Pereira da
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Silva, Wesley Vieira da
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4742006344523035por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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