Mostrar registro simples

dc.creatorFerrari, Mauára Fréo
dc.date.accessioned2021-05-20T13:26:12Z
dc.date.available2021-05-20T13:26:12Z
dc.date.issued2017-01-17
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20937
dc.description.abstractThe present research entitled "Technological Resources: Contributions in Continuing Teacher Education", developed in the line of research, Development of Educational Technologies in Network and in the Area of Concentration, Educational Technologies in Network for Innovation and Democratization of Education in the professional master's degree in Network Educational Technologies, at UFSM, a study focused on the integration of free technological resources into teaching practice, since they are tools available in the teachers' school context. In this approach, the objective was to analyze how the technological resources applied in a course of continuing teacher training for the integration of free technological resources contributes to the teaching practice. It presents as reference, theoretical Kenski (2003), Behrens (2013), Libâneo (2004), among others. It is characterized as action research and is developed in four stages. In the first one, we identified the demands of the teachers belonging to the RS State Education Network, in the municipality of Palmeira das Missões, through the Educational Technology Center (NTE), a training site for teachers belonging to the nucleus of the 20th Regional Coordination of Education (CRE). In the second, we apply a course in workshop format, using the free software HagáQuê, LibreOffice Impress, Xmind and LibreOffice Calc. In the third one, we analyze the contributions of the workshops and, in the fourth stage, we present our final product, that is, the dissemination of the tutorials (videos and descriptions), in the portals of the Professor of the Ministry of Education and Culture and of Educational Resources Of CAPES denominated EduCAPES. We observed, with the application and analysis of this study, that, with proper planning and a professional with training, the integration of free technological resources into education becomes a valuable tool, both for the mediation of knowledge and for the one who Is the subject of the learning process. Thus, it is the collaborative environment that provides the interaction between teacher, student, the construction of knowledge and the formation of autonomy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectRecursos tecnológicos livrespor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectContinuous formationeng
dc.subjectFree technological resourceeng
dc.subjectEducational practiceeng
dc.titleRecursos tecnológicos: contribuições na formação continuada de professorespor
dc.title.alternativeTechnological resources: contributions in continuing education teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa, desenvolvida na linha de pesquisa,Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e na Área de Concentração, Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação no Curso de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede, na UFSM, estudo voltado para a integração de recursos tecnológicos livres na prática docente, visto que são ferramentas disponíveis no contexto escolar dos professores. Nesse enfoque, objetivou analisar de que maneira os recursos tecnológicos aplicados em um curso de formação continuada de professores para a integração de recursos tecnológicos livres contribui para a prática docente. Apresenta como referencial, teórico Kenski (2003), Behrens (2013), Libâneo (2004), entre outros. Caracteriza-se como pesquisa-ação e é desenvolvida em quatro etapas. Na primeira, identificamos as demandas dos professores pertencentes à rede Estadual de Educação do RS, no município de Palmeira das Missões, por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), local de realização de capacitações para professores pertencentes ao núcleo da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Na segunda, aplicamos um curso em formato de oficina, utilizando os softwares livre HagáQuê, LibreOffice Impress, Xmind e LibreOffice Calc. Na terceira, analisamos as contribuições das oficinas e, na quarta etapa, realizamos a apresentação de nosso produto final, ou seja, a divulgação dos tutoriais (vídeos e descritivos), nos portais do Professor do Ministério da Educação e Cultura e no de Recursos Educacionais da CAPES denominado EduCAPES. Observamos, com a aplicação e análise deste estudo, que, com o devido planejamento e um profissional com capacitação, a integração de recursos tecnológicos livres na educação se torna uma ferramenta de grande valia, tanto para quem faz a mediação do conhecimento, quanto àquele que é sujeito do processo de aprendizagem. Assim, é o ambiente colaborativo que proporciona a interação entre professor, aluno, a construção do conhecimento e a formação da autonomia.por
dc.contributor.advisor1Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3301494042964760por
dc.contributor.referee1Rela, Eliana
dc.contributor.referee2Siluk, Ana Cláudia Pavão
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3686771446150523por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International