Estudo comparativo para carregamento de carros elétricos através de geração distribuída e análise econômica
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Data
2020-12-16Autor
Pezerico, Vinícius Nascimento de Oliveira
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Atualmente vivemos grandes mudanças, tanto em termos de tecnologia,
economia e principalmente sustentabilidade, o que justifica estudos sobre o
desenvolvimento de novas estratégias de aumento de eficiência energética.
Assim, a partir de tecnologias limpas de geração residencial, como o sistema
fotovoltaico e de consumo, e o surgimento dos veículos elétricos, este estudo
tem como objetivo demonstrar possibilidades de aplicações desses conceitos
para o aumento de eficiência energética de uma casa inteligente. A partir da
ampliação da smart grid, a busca do consumidor por meio da resposta de
demanda residencial através da utilização do veículo elétrico, não só como meio
de locomoção, mas como fonte de energia. A partir de um estudo de caso, são
verificadas diferentes técnicas de manejo do procedimento de carregamento do
veículo mostradas pela literatura, para compreendermos qual a mais eficaz em
termos de economia. Sendo assim, através da simulação de um modelo elétrico
de carro e geração distribuída, possibilita-se estabelecer a capacidade
econômica de abastecimento energético da energia para a residência e um carro
elétrico, nos momentos em que a compra de energia oriundas da concessionária
tem valor superior pode aproveitar da energia sobressalente na bateria do
veículo elétrico, acatando os limites de preservação da sua vida útil. Frente a
isso, pretende -se buscar uma resposta que diminua os impactos de consumo
causados pela inserção da nova carga à rede, resultando em uma reformulação
da curva de consumo residencial. Contando com a geração distribuída, buscou-
se respostas de demanda mais efetiva, reduzindo o consumo de energia da rede
ao utilizar a geração de compensação.
Coleções
- TCC Engenharia Elétrica [193]
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