Relação entre fatores de risco e desenvolvimento psicomotor, de linguagem e de cognição nos dois primeiros anos de vida
Fecha
2019-01-04Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta tese teve como objetivo analisar os possíveis efeitos do risco psíquico e
variáveis clínicas, como o Apgar 1º e 5º minutos, ventilação mecânica, intercorrência
durante a gestação, fumo durante a gestação, ter brinquedos no domicílio e tipo de
aleitamento materno, no desenvolvimento psicomotor, cognitivo e de linguagem, em
bebês de 18 e 24 meses de idade. Para tal foram realizadas análises de correlação
e associação entre os resultados da Bayley Scales of Infant and Toodler
Development®, Third Edition (Bayley III) aos 18 e 24 meses e os resultados dos
testes psíquicos, Programa de Estudos e Pesquisas em Autismo (PREAUT) aos 9
meses, Indicadores de Risco ao Desenvolvimento Infantil (IRDI) (pontuação total),
Modified Checklist for Autism in Toodlers (M-CHAT) aos 18 e 24 meses, e as
variáveis clínicas. Também foi realizada a associação entre o Método Prechtl
General Movements (PGM) e o Bayley III com os testes psíquicos e variáveis do
estudo já mencionadas. A análise estatística com a Escala Bayley III foi composta
por 47 bebês, e esse número variou conforme a participação em todas as etapas do
estudo. Para a análise com o Método PGM o total de bebês participantes foi 42.
Como resultados desta pesquisa observou-se que 55,3% dos bebês são do sexo
masculino e 44,7% do sexo feminino, a média da idade gestacional de nascimento
foi de 37 semanas e 1 dia, sendo que 59,6% nasceram a termo, 27,7% prematuros
tardios, 8,5% prematuros moderados e 4,2% prematuros extremos. Em relação as
variáveis do estudo, somente o aleitamento materno apresentou resultado
estatisticamente significativo com o teste cognitivo do Bayley III aos 18 meses
(p=0,048), sendo que a média foi melhor no aleitamento materno exclusivo (113,8),
seguido pelo misto (95,6) e artificial (86,2). O Bayley III apresentou associação e
correlação com o protocolo M-CHAT, principalmente aos 18 meses, mostrando que
quanto melhores os resultados no Bayley III menores são os riscos pelo M-CHAT,
uma vez que ele aborda questões aos pais a respeito da presença/ausência de
competências das crianças. Não foram encontradas diferenças estatisticamente
significativas entre os resultados do método PGM aos três meses e o desfecho com
o Bayley III aos 18 e 24 meses, uma vez que o PGM mostra-se mais eficaz com
bebês muito prematuros e que apresentaram intercorrências neonatais importantes.
Os resultados desta tese permitem concluir que é importante a realização de
avaliações conjuntas do desenvolvimento infantil, porque sabe-se que quanto mais
precocemente for a detecção de algum risco/atraso ao desenvolvimento, maior será
o sucesso da intervenção.
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