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dc.contributor.advisorOlivo, Vania Maria Fighera
dc.creatorMacedo, Kelly Dandara da Silva
dc.date.accessioned2021-05-26T17:47:49Z
dc.date.available2021-05-26T17:47:49Z
dc.date.issued2021-03-19
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20993
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021.por
dc.description.abstractIntroduction: Primary Care is one of the main strategies for consolidating the Unified Health System, being a territorialized service, which makes it possible to know the users' ways of life, and the needs of the local population, so that it can offer and produce care for patients. according to the characteristics and needs of the locality in which it is located. In this way, AB shows itself as a powerful learning environment. However, health training courses are mostly carried out in the hospital environment, with conducts primarily focused on complaints of conduct and interventions based on medical knowledge. Objective: To report, in a critical-reflexive way, the meaning of health production in the lived territory of Primary Care (AB), having as reference the challenges experienced in training in multiprofessional residency in Family Health. As a method, it is a qualitative, narrative-type experience report. Results: The Report showed that the multiprofessional residency represents a powerful and challenging interdisciplinary and interprofessional training strategy, aimed at an expanded clinic and co-producer of health and life in the territory, with Primary Care as a reference for teaching-service integration. Final considerations, it is possible to infer, from this experience report, that there is an urgent need to rethink the training models since graduation so that they may converge with another logic of producing health, guided by an expanded clinic focused on the real needs of the patient. user, having as a reference their lived territory, which calls us to reduce the distance from academia and health services, adding new and diverse knowledge and practices.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProdução em saúdepor
dc.subjectAtenção básicapor
dc.subjectFormação em residência multiprofissionalpor
dc.subjectHealth productioneng
dc.subjectBasic attentioneng
dc.subjectTraining in multiprofessional residenceeng
dc.titleProdução de saúde na atenção básica: desafios à formação em Residência Multiprofissionalpor
dc.title.alternativeHealth production in basic care: challenges to training in Multiprofessional Residenceeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoIntrodução: A Atenção Básica é uma das principais estratégias de consolidação do Sistema Único de Saúde, sendo ela um serviço territorializado, que possibilita conhecer os modos de vida dos usuários, e as necessidades da população local, de forma que possa ofertar e produzir cuidado de acordo com as características e necessidades da localidade em que está inserida. Dessa forma, a AB mostra-se como um potente ambiente de aprendizagem. No entanto, as formações em saúde se dão majoritariamente no ambiente hospitalar, com condutas prioritariamente centradas em queixa conduta e as intervenções com base no saber médico. Objetivo: Relatar, de modo crítico-reflexivo, o sentido da produção em saúde no território vivido da Atenção Básica (AB) tendo como referência os desafios experienciados na formação em residência multiprofissional na Saúde da Família. Como método, trata-se de um relato de experiência de caráter qualitativo, do tipo narrativo. Resultados: O Relato evidenciou que a residência multiprofissional representa uma potente e desafiadora estratégia de formação interdisciplinar e interprofissional, voltada para uma clínica ampliada e co-produtora de saúde e vida no território, tendo a Atenção Básica como referência da integração ensino-serviço. Considerações finais é possível inferir, a partir desse relato de vivência, que urge a necessidade de repensar os modelos de formação desde a graduação de modo que venham a convergirem com outra lógica de produzir saúde, orientada por uma clínica ampliada com foco nas reais necessidades do usuário, tendo como referência seu território vivido, que nos convoca a diminuir a distância da acadêmia e dos serviços em saúde, agregando novos e diversos saberes e fazeres.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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