Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOlivo, Vania Maria Fighera
dc.creatorMosquier, Marília Abbad
dc.date.accessioned2021-05-27T13:04:30Z
dc.date.available2021-05-27T13:04:30Z
dc.date.issued2021-03-19
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20999
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe present study is characterized as an experience report, with the objective of reporting the production of meaning experienced by a resident of a Multiprofessional Residency Program with an emphasis on Family Health in a NASF-AB team on its practices, related to institutional and matrix support, more specifically in its technical-pedagogical dimension. The experiences took place during a period marked by challenges arising from the new financing of Primary Health Care and a pandemic scenario. The study was developed from the methodologies of participant observation and reflective narrative and refers to the experiences lived based on the logic of teaching-service integration that occurred between March 2020 and February 2021. The study was organized based on units of meaning, who spoke about: technical-pedagogical function of a NASF-AB team; impacts of the new PHC financing policy; reinvention of the NASF-AB support function in a pandemic scenario. As final considerations, it was possible to understand that even with the challenges arising from new publications on PHC financing and the pandemic scenario, this NASF-AB not only overcame the challenges, but managed to reinvent itself in order to strengthen its technical-pedagogical function. through an effective exercise of matrix and institutional support. Finally, it highlighted the historical relevance of continuing to fight to maintain the performance of specialists in PHC, through this type of nucleus. For it is in the set that the effectiveness of the devices for the management of the expanded clinic, provided for in the National Humanization Policy, is enhanced.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectNúcleo ampliado em saúde da famíliapor
dc.subjectAtenção primária à saúdepor
dc.subjectApoio técnico-pedagógicopor
dc.subjectFinanciamento da saúdepor
dc.subjectPandemiapor
dc.subjectExtended nucleus in family healtheng
dc.subjectPrimary health careeng
dc.subjectTechnical-pedagogical supporteng
dc.subjectHealth financingeng
dc.titleA função do apoio técnico-pedagógico de um NASF-AB: desafios para continuidade a partir do ano 2020por
dc.title.alternativeThe function of technical-pedagogical support of a NASF-AB: challenges for continuity from the year 2020eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoO presente trabalho caracteriza-se como um relato de experiência, e tem como objetivo relatar a produção de significado vivenciado por uma residente de um Programa de Residência Multiprofissional com ênfase em Saúde da Família em uma equipe de NASF-AB sobre suas práticas, relacionadas ao apoio institucional e matricial mais especificamente na sua dimensão técnico-pedagógicas. As vivências ocorreram durante um período marcado por desafios advindos do novo financiamento da Atenção Primária à Saúde e de um cenário de pandemia. O estudo foi desenvolvido a partir das metodologias da observação participante e narrativa reflexiva e se refere às experiências vivenciadas pautadas na lógica da integração ensino-serviço que ocorreram entre março de 2020 e fevereiro de 2021. O trabalho foi organizado a partir de unidades de significado que discorreram sobre: função técnico-pedagógica de uma equipe de NASF-AB; impactos da nova política de financiamento da APS; reinvenção da função apoio do NASF-AB num cenário de pandemia. Como considerações finais foi possível compreender que mesmo diante dos desafios advindos de novas publicações sobre o financiamento da APS e do cenário da pandemia, esse NASF-AB não apenas superou os desafios, mas conseguiu reinventar-se de modo a fortalecer sua função técnico-pedagógica através de um efetivo exercício do apoio matricial e institucional. Enfim, evidenciou-se, pela relevância histórica, a importância da equipe continuar lutando para manter a atuação dos especialistas na APS, através desse tipo de núcleo. Pois é no conjunto que se potencializa a efetivação dos dispositivos da gestão da clínica ampliada, prevista na Política Nacional de Humanização.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto