Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBerté, Odailso Sinvaldo
dc.creatorSantos, Oneide Alessandro Silva dos
dc.date.accessioned2021-05-28T18:27:06Z
dc.date.available2021-05-28T18:27:06Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.identifier.citationSANTOS, O. A. S. A dança é o que pensa que é: experimentos e escritos na aqueologia artistadocente em dança. 2019. 89 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Dança - Licenciatura) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2019.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21011
dc.description.abstractThis work presents dialogical-critical-creative creations and writings based on the labor investigation called “writing-reading-dancing”. The creative process was carried out in the discipline of Seminário de TCC, of the Curso de Dança Licenciatura, of the Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). The main issues that intertwined creative and scriptural work were related to questions about “what is dance?” and “who does the dance think they are?”. In this frenzy, conceptions of the body, dance, philosophy, pedagogy and images link the researched procedures, as well as provoking reflections about the formation of the artist-teacher. The methodological approach to bricolage enhanced and amalgamated the process in different stages and ways of conducting research / production. The images of the body, like the images that took place in the body, were constructed with over-juxtapositions and (pro) positions that dialogued with the pedagogies that emerge along the path, both imagetic and practical of the investigation. The writings of themselves, interposed with the images of the body, propose that artistic and pedagogical works can coordinate and interpellate in an authorial, critical and creative way, producing both teaching and the training of the dance artist.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectDançapor
dc.subjectEscrita em sipor
dc.subjectBricolagempor
dc.subjectProcesso Criativopor
dc.titleA dança é o que pensa que é: experimentos e escritos na arqueologia artistadocente em dançapor
dc.title.alternativeDance is what you think it is: experiences and writings in artist teacher dance archeologyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Dança - Licenciaturapor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta criações e escritas dialógico-crítico-criativas a partir da investigação laboral denominada “escrever-ler-dançar”. O processo criativo foi realizado na disciplina Seminário de TCC, do Curso de Dança Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). As principais problemáticas que entrecruzaram o trabalho criativo e escritural foram referentes a perguntas sobre “o que é a dança?” e “quem a dança pensa que é?”. Neste frenesi, concepções de corpo, dança, filosofia, pedagogia e imagens enlaçam os procedimentos pesquisados, bem como suscitam reflexões acerca da formação do artistadocente. A abordagem metodológica da bricolagem potencializou e amalgamou o processo em diferentes etapas e modos de conduzir o pesquisar/produzir. As imagens do corpo, como as imagens que se deram no corpo, foram construídas com sobrejustaposições e (pro)posições que dialogaram com as pedagogias que emergem ao longo do trajeto, tanto imagético como prático da investigação. As escritas de si, entrepostas com as imagens do corpo, propõem que os fazeres artísticos e pedagógicos podem se agenciar e interpelar de maneira autoral, crítica e criativa, produzindo tanto a docência como a formação do artista da dançapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto