dc.contributor.advisor | Rudnicki, Carlise Porto Schneider | |
dc.creator | Freitas, Bruna de Bragas | |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T14:26:13Z | |
dc.date.available | 2021-06-07T14:26:13Z | |
dc.date.issued | 2021-01-29 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21062 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This work aims to identify and map women who are protagonists in the 13th Traditionalist Region, thus
verifying circumstances of subjugation of the female role in this space as well as the importance of
inserting them as subjects and understanding their perceptions about this inclusion. The historical and
cultural narratives of Rio Grande do Sul and the stereotyped view of power do not consider the
representations of the social structure that women condition. This context was the motto for gender
reflections based on the gaucho culture, seeking to meet and / or understand the unique demands of
these traditionalists. We chose for qualitative research, which was established based on two
instruments: the semi-structured questionnaire, which was applied through the Google Forms platform,
and the free word association technique, both complementing the chosen methodology, Social
Representation. Analyzing the reports, women show particular and distinct life trajectories and pointed
out the strategies formed to overcome the difficulties encountered and be protagonists in their functions.
There were incidences of academic training, competence properties that were referred to for the better
execution of the position and attributed as an important factor for foundation and recognition.
Furthermore, we realize that traditionalists identify patriarchy rooted in traditionalism and struggle to
combat it, seeking gender equality in this socio-cultural context. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Mulher | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Tradicionalismo | por |
dc.subject | Representação | por |
dc.subject | Woman | eng |
dc.subject | Genre | eng |
dc.subject | Traditionalism | eng |
dc.subject | Representation | eng |
dc.title | Bem gaúcha: representações do protagonismo feminino na 13ª Região Tradicionalista | por |
dc.title.alternative | Very “gaúcha”: representations of female protagonism in the 13th traditionalist region | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estudos de Gênero | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo identificar e mapear mulheres que são protagonistas na 13ª
Região Tradicionalista, verificando, assim, circunstâncias de subjugamentos do papel feminino neste
espaço bem como a importância de inseri-las como sujeitos e entender suas percepções acerca dessa
inclusão. As narrativas histórico-culturais do Rio Grande do Sul e a visão estereotipada de poder não
consideram as representações da estrutura social que a mulher condiciona. Este contexto foi o mote
para reflexões de gênero fundamentadas na cultura gaúcha, buscando atender e/ou entender as
demandas singulares dessas tradicionalistas. Optou-se pela pesquisa qualitativa, que se estabeleceu
a partir de dois instrumentos: o questionário semiestruturado, que foi aplicado através da plataforma
Google Forms, e a técnica de associação livre de palavras, ambos complementando a metodologia
escolhida, a Representação Social. Analisando os relatos, as mulheres transparecem trajetórias de vida
particulares e distintas e apontaram as estratégias formadas para passar pelas dificuldades
encontradas e serem protagonistas em suas funções. Houveram incidências de formação acadêmica,
propriedades de competências que foram referidas para a melhor execução do cargo e atribuídas como
importante fator para alicerçamento e reconhecimento. Além disso, percebemos que as tradicionalistas
identificam o patriarcado enraizado no tradicionalismo e lutam para combatê-lo, buscando a igualdade
de gênero nesse contexto sociocultural. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |