Práticas pedagógicas na integração entre educação básica e a educação profissional e tecnológica: a experimentação no ensino de química
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Data
2020-09-03Autor
Schollmeier, Ana Maria da Luz
Primeiro membro da banca
Zancanaro, Aline Machado
Segundo membro da banca
Souza, Darliana Mello
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A experimentação tem sido reportada na literatura como uma ferramenta de
potencialização do aprendizado de Química, quer pelo seu caráter visual, quer pelo
engajamento que promove. Nesse sentido, o presente estudo tem como problema de
pesquisa o uso da experimentação como prática pedagógica que integre a educação
básica com a profissional. O objetivo deste trabalho é investigar se a experimentação
no ensino de química é uma prática pedagógica integradora da Educação Básica e
EPT em instituições de ensino voltadas para a Educação Profissional. O trabalho está
organizado em quatro (4) manuscritos, o primeiro manuscrito consiste de uma revisão
sistemática da literatura realizada no Portal de Periódicos da CAPES, dos artigos que
atendiam aos critérios de inclusão, apenas três (3) são voltados à EPT. O segundo
manuscrito, apresenta um panorama de como a experimentação tem sido utilizada,
enquanto prática pedagógica, na EPT. Como instrumento de coleta de dados foi
utilizado um questionário semiestruturado do tipo survey a vinte e cinco (25)
professores de química, que atuam na educação profissional no nível médio. Os
dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. O terceiro
manuscrito surgiu a partir do segundo manuscrito e identifica os saberes docentes
necessários a experimentação investigativa. Assim, com base nos estudos anteriores,
propõem-se uma proposta de experimentação, a qual foi validada em uma turma com
quarenta e dois (42) estudantes de um curso de graduação em ciências rurais, tendo
como base a metodologia Design Based Research (DBR). Numa perspectiva de
redesign a prática proposta foi implementada e analisada, provendo-se melhorias de
design, de forma a torná-la mais alinhada á resolução de problemas. Os resultados
demonstraram que a experimentação enquanto prática pedagógica integradora na
EPT ainda apresenta limitações no Ensino de Química. Acredita-se, que os resultados
da pesquisa possam contribuir para melhorias futuras no âmbito da EPT, bem como
refletir sobre os desafios e as potencialidades da experimentação no ensino de
química como prática pedagógica integradora.
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