dc.creator | Schollmeier, Ana Maria da Luz | |
dc.date.accessioned | 2021-06-07T19:26:09Z | |
dc.date.available | 2021-06-07T19:26:09Z | |
dc.date.issued | 2020-09-03 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21067 | |
dc.description.abstract | Experimentation has been reported in the bibliography as a tool of enhancement in the
learning of chemistry, for its visual aspect as well as the engagement it promotes. On
that account, this study has as research problem the use of experimentation as a
pedagogical practice which integrates basic education with the professional one. The
aim of this paper is to investigate if experimentation in the teaching of chemistry is an
integrative pedagogical practice of basic education and PTE in teaching institutions
focused on professional education. The paper is organized into four (4) manuscripts,
the first manuscript consists of a systematic literature review realized in CAPES Portal
de Periódicos, of papers that complied with the inclusion criteria, only three (3) related
to PTE. The second manuscript presents a panorama of how experimentation has
been utilized as pedagogical practice in the PTE. As instrument for collecting data, it
was used a semi-structured questionnaire of the survey type to twenty-five (25)
chemistry teachers, that work with professional education in high school. The data
were analyzed through content analysis based on Bardin. The third manuscript arouse
from the second manuscript and it identifies teaching knowledge needed to
investigative experimentation. Therefore, based upon previous studies, it is proposed
an experimentation propose, which was validated in a class with forty-two (42) students
of an undergraduation course of rural sciences. In order to do so, the Design Based
Research (DBR) was used as methodological basis. In a redesign perspective, the
practiced proposed was implemented and analyzed, providing improvements of
design, so to make it more aligned to problem resolution. Results have shown that
experimentation as integrative pedagogical practice in PTE still presents limitation in
the teaching of chemistry. It is believed that the research results may contribute to
future improvements in the PTE ambit, as well as reflect about the challenges and the
potentialities of experimentation in the teaching of chemistry as integrative pedagogical
practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação profissional | por |
dc.subject | Ensino de química | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Experimentação | por |
dc.subject | Professional education | eng |
dc.subject | Chemistry teaching | eng |
dc.subject | Pedagogical practice | eng |
dc.subject | Experimentation | eng |
dc.title | Práticas pedagógicas na integração entre educação básica e a educação profissional e tecnológica: a experimentação no ensino de química | por |
dc.title.alternative | Pedagogical practices in the integration between basic education and professional and technological education: experimentation in the teaching of chemistry | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A experimentação tem sido reportada na literatura como uma ferramenta de
potencialização do aprendizado de Química, quer pelo seu caráter visual, quer pelo
engajamento que promove. Nesse sentido, o presente estudo tem como problema de
pesquisa o uso da experimentação como prática pedagógica que integre a educação
básica com a profissional. O objetivo deste trabalho é investigar se a experimentação
no ensino de química é uma prática pedagógica integradora da Educação Básica e
EPT em instituições de ensino voltadas para a Educação Profissional. O trabalho está
organizado em quatro (4) manuscritos, o primeiro manuscrito consiste de uma revisão
sistemática da literatura realizada no Portal de Periódicos da CAPES, dos artigos que
atendiam aos critérios de inclusão, apenas três (3) são voltados à EPT. O segundo
manuscrito, apresenta um panorama de como a experimentação tem sido utilizada,
enquanto prática pedagógica, na EPT. Como instrumento de coleta de dados foi
utilizado um questionário semiestruturado do tipo survey a vinte e cinco (25)
professores de química, que atuam na educação profissional no nível médio. Os
dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. O terceiro
manuscrito surgiu a partir do segundo manuscrito e identifica os saberes docentes
necessários a experimentação investigativa. Assim, com base nos estudos anteriores,
propõem-se uma proposta de experimentação, a qual foi validada em uma turma com
quarenta e dois (42) estudantes de um curso de graduação em ciências rurais, tendo
como base a metodologia Design Based Research (DBR). Numa perspectiva de
redesign a prática proposta foi implementada e analisada, provendo-se melhorias de
design, de forma a torná-la mais alinhada á resolução de problemas. Os resultados
demonstraram que a experimentação enquanto prática pedagógica integradora na
EPT ainda apresenta limitações no Ensino de Química. Acredita-se, que os resultados
da pesquisa possam contribuir para melhorias futuras no âmbito da EPT, bem como
refletir sobre os desafios e as potencialidades da experimentação no ensino de
química como prática pedagógica integradora. | por |
dc.contributor.advisor1 | Barin, Cláudia Smaniotto | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0832298305352059 | por |
dc.contributor.referee1 | Zancanaro, Aline Machado | |
dc.contributor.referee1Lattes | | por |
dc.contributor.referee2 | Souza, Darliana Mello | |
dc.contributor.referee2Lattes | | por |
dc.creator.Lattes | | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Colégio Técnico Industrial de Santa Maria | por |