Percurso formativo de docentes atuantes em um curso técnico: tecituras e caminhos percorridos no desenvolvimento profissional do professor técnico
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Data
2020-08-28Primeiro coorientador
Tonús, Daniela
Primeiro membro da banca
Battistel, Amara Lucia Holanda Tavares
Segundo membro da banca
Nez, Egeslaine De
Terceiro membro da banca
Barin, Cláudia Smaniotto
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa: Formação Docente para Educação Profissional e
Tecnológica – LP2, do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica. Objetivou-se
verificar a trajetória acadêmica e profissional dos professores vinculados ao curso Técnico em Cuidados
de Idosos do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A situação problema
tem relação com a vivência prática da autora durante sua formação acadêmica no Curso de Terapia
Ocupacional. Diante disso, no que tange à prática docente e aos seus saberes, questionou-se: como
se dá a trajetória acadêmica e profissional dos professores vinculados ao Curso Técnico em Cuidados
de Idosos? De que forma esses profissionais, que não tiveram formação para o processo de ensinar,
desenvolve sua prática docente? Parte-se do princípio de que os docentes da área da saúde, enquanto
bacharéis, não possuem uma formação para a docência. Estes, pelo exercício prático que a profissão
demanda, se constituem enquanto profissionais docentes. A metodologia caracteriza-se enquanto uma
pesquisa de campo, por meio de uma abordagem qualitativa, realizada com base no estudo de caso,
no Colégio Politécnico da UFSM. A coleta de dados deu-se por meio de um questionário eletrônico,
enviado aos docentes atuantes no curso técnico supracitado. A análise dos resultados efetuou-se a
partir da caracterização do método de narrativa, por meio dos estudos de Reissman (2008) e a sua
conceituação de análise de narrativa temática, que considera o que é dito e experienciado (vivenciado
durante as práticas pedagógicas) pelo pesquisador. Conclui-se, de acordo com os dados levantados
na pesquisa, que os editais de ingresso à carreira docente devem ser mais criteriosos quanto à
exigência de que o candidato tenha experiência na formação docente ou no exercício profissional.
Constata-se que apenas um dos professores entrevistados possuía experiência anterior ao exercício
da docência e, dessa forma, implica-se que o Colégio Politécnico poderá inserir em seu planejamento
pedagógico uma capacitação pedagógica e acadêmica aos seus profissionais. Com isso, destaca-se
que o critério de experiência profissional é importante no momento de escolha do candidato, ou seja, é
importante a exigência de vivência anterior à docência, de maneira que defina um tempo de experiência
para garantir a qualidade na formação de novos alunos. Enseja-se, assim, que essa pesquisa sirva de
reflexão para o Colégio Politécnico e para a Universidade Federal de Santa Maria, a fim de que
repensem sobre os próximos concursos docentes porque, de acordo com os dados evidenciados neste
estudo, percebe-se que a instituição, ao realizar a contratação de um profissional sem experiência,
automaticamente demandará de alguns investimentos neste docente.
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