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dc.contributor.advisorSiqueira, Monalisa Dias de
dc.creatorRios, Maiquel Francisco dos Santos
dc.date.accessioned2021-06-08T13:11:04Z
dc.date.available2021-06-08T13:11:04Z
dc.date.issued2021-02-10
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21082
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis labor relations demarcated by gender and sexuality boundaries and discussions related to actions of promotion of LGBTI+ rights in health professional spaces of the Hospital Universitário de Santa Maria (a university hospital in Santa Maria, Southern Brazil). Through the study of the relations between gender, sexuality, and work, specifically analyzing how the possible discrimination of homosexual workers is manifested in hospital everyday life, this project sought to expand the discussion on sexual discrimination among health professionals and create spaces for training on gender issues. The project proposes meetings focused on the themes of education in health, in which themes related to the specificities of the LGBTI + population were discussed, expanding the actions of care, promotion and prevention with quality in an ethical and equitable in order to reflect teaching-learning actions with team professionals multidisciplinary aspects of the Unidade Psicossocial Paulo Guedes (the hospital psychosocial unit). The methodology used for the intervention project diagnosis, development, and application was the Maguerez Arc, proposed by Charles Maguerez in 1966 and adapted by Berbel (2012), which is based on the principles of active methodologies. With that, it became evident the importance of conversation circles as an instrument of health education for health professionals. The conversation circle is a more relaxed way of informing and encourages participation, becoming an essential tool for the prevention, guidance and demystification of concepts and taboos against LGBTI + workers, which often permeate the hospital environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectProjeto de intervençãopor
dc.subjectLGBTI+por
dc.subjectGendereng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectIntervention projecteng
dc.titleEncontros da diversidade: discutindo as especificidades da população LGBTI+ nos serviços de saúdepor
dc.title.alternativeDiversity meetings: discussing the LGBTI+ population specificities in health serviceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEstudos de Gêneropor
dc.description.resumoEste projeto de intervenção abordará as relações de trabalho demarcadas pelas fronteiras do gênero e da sexualidade e as discussões relacionadas às ações ligadas à promoção dos direitos LGBTI+ nos espaços profissionais da área de saúde do Hospital Universitário de Santa Maria, em Santa Maria, RS. Através do estudo das relações entre gênero, sexualidade e trabalho, analisando especificamente como se manifesta no dia a dia a possível discriminação de homossexuais trabalhadores no ambiente hospitalar, este projeto procura ampliar a discussão sobre discriminação sexual entre profissionais da área da saúde e criar espaços de formação a respeito da temática de gênero. O projeto propõe encontros focados nas temáticas da educação em saúde, nos quais foram discutidos temas ligados às especificidades da população LGBTI+, ampliando as ações de cuidado, promoção e prevenção com qualidade de forma ética e equânime a fim de refletir ações de ensino-aprendizagem junto aos profissionais das equipes multidisciplinares da Unidade Psicossocial Paulo Guedes. A metodologia utilizada para o diagnóstico, desenvolvimento e aplicação do projeto de intervenção foi o Arco de Maguerez, proposto por Charles Maguerez em 1966 e adaptado por Berbel (2012), que está pautado nos princípios das metodologias ativas. Com isso, evidencia-se a importância das rodas de conversa como instrumento de educação em saúde para os profissionais da área. A roda de conversa é um modo mais descontraído de informar e estimula a participação, tornando-se uma ferramenta essencial para a prevenção, orientação e desmistificação de conceitos e tabus contra trabalhadores LGBTI+ que, muitas vezes, permeiam o ambiente hospitalar.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • Estudos de Gênero [42]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Estudos de Gênero

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