dc.contributor.advisor | Siqueira, Monalisa Dias de | |
dc.creator | Rios, Maiquel Francisco dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2021-06-08T13:11:04Z | |
dc.date.available | 2021-06-08T13:11:04Z | |
dc.date.issued | 2021-02-10 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21082 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Estudos de Gênero, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This labor relations demarcated by gender and sexuality boundaries and discussions related to
actions of promotion of LGBTI+ rights in health professional spaces of the Hospital
Universitário de Santa Maria (a university hospital in Santa Maria, Southern Brazil). Through
the study of the relations between gender, sexuality, and work, specifically analyzing how the
possible discrimination of homosexual workers is manifested in hospital everyday life, this
project sought to expand the discussion on sexual discrimination among health professionals
and create spaces for training on gender issues. The project proposes meetings focused on the
themes of education in health, in which themes related to the specificities of the LGBTI +
population were discussed, expanding the actions of care, promotion and prevention with
quality in an ethical and equitable in order to reflect teaching-learning actions with team
professionals multidisciplinary aspects of the Unidade Psicossocial Paulo Guedes (the hospital
psychosocial unit). The methodology used for the intervention project diagnosis, development,
and application was the Maguerez Arc, proposed by Charles Maguerez in 1966 and adapted by
Berbel (2012), which is based on the principles of active methodologies. With that, it became
evident the importance of conversation circles as an instrument of health education for health
professionals. The conversation circle is a more relaxed way of informing and encourages
participation, becoming an essential tool for the prevention, guidance and demystification of
concepts and taboos against LGBTI + workers, which often permeate the hospital environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Projeto de intervenção | por |
dc.subject | LGBTI+ | por |
dc.subject | Gender | eng |
dc.subject | Sexuality | eng |
dc.subject | Intervention project | eng |
dc.title | Encontros da diversidade: discutindo as especificidades da população LGBTI+ nos serviços de saúde | por |
dc.title.alternative | Diversity meetings: discussing the LGBTI+ population specificities in health services | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Estudos de Gênero | por |
dc.description.resumo | Este projeto de intervenção abordará as relações de trabalho demarcadas pelas fronteiras do
gênero e da sexualidade e as discussões relacionadas às ações ligadas à promoção dos direitos
LGBTI+ nos espaços profissionais da área de saúde do Hospital Universitário de Santa Maria,
em Santa Maria, RS. Através do estudo das relações entre gênero, sexualidade e trabalho,
analisando especificamente como se manifesta no dia a dia a possível discriminação de
homossexuais trabalhadores no ambiente hospitalar, este projeto procura ampliar a discussão
sobre discriminação sexual entre profissionais da área da saúde e criar espaços de formação a
respeito da temática de gênero. O projeto propõe encontros focados nas temáticas da educação
em saúde, nos quais foram discutidos temas ligados às especificidades da população LGBTI+,
ampliando as ações de cuidado, promoção e prevenção com qualidade de forma ética e
equânime a fim de refletir ações de ensino-aprendizagem junto aos profissionais das equipes
multidisciplinares da Unidade Psicossocial Paulo Guedes. A metodologia utilizada para o
diagnóstico, desenvolvimento e aplicação do projeto de intervenção foi o Arco de Maguerez,
proposto por Charles Maguerez em 1966 e adaptado por Berbel (2012), que está pautado nos
princípios das metodologias ativas. Com isso, evidencia-se a importância das rodas de conversa
como instrumento de educação em saúde para os profissionais da área. A roda de conversa é
um modo mais descontraído de informar e estimula a participação, tornando-se uma ferramenta
essencial para a prevenção, orientação e desmistificação de conceitos e tabus contra
trabalhadores LGBTI+ que, muitas vezes, permeiam o ambiente hospitalar. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |