Trajetos formativos e significações da docência na educação profissional técnica de nível médio da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul
Visualizar/ Abrir
Data
2020-01-31Primeiro coorientador
Oliveira, Francisco Nilton Gomes
Primeiro membro da banca
Paz, Cláudia Terra do Nascimento
Segundo membro da banca
Auler, Neiva Maria Frizon
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho, intitulado “Trajetos Formativos e significações da Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul”, insere-se na linha de pesquisa Formação Docente para Educação Profissional e Tecnológica do programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria/ CTISM e no grupo de pesquisa de formação inicial e continuada de professores - MAGMA. Tem por objetivo investigar como os trajetos formativos e os saberes docentes têm repercutido na docência dos professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, diante do seguinte problema: como os trajetos formativos e os saberes docentes têm repercutido na docência dos professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul? Para tal, essa pesquisa se justifica pela abordagem da metodologia qualitativa de caráter explicativo, sendo realizada através das narrativas de vida e formação de cinco (05) professores de uma escola técnica estadual do Estado do Rio Grande do Sul, por meio de entrevistas com perguntas abertas e semiestruturadas, colhidas individualmente. A análise dos dados seguiu os pressupostos da Análise de Conteúdo Categorial Temática, indicando que existe uma infinidade de saberes que significam a docência e os trajetos formativos de professores da EPTNM, mas que, na contrapartida a formação docente só acontece por iniciativa do próprio professor ou da escola e raramente por conta das políticas públicas ou de governo, apesar de existir a legislação e em vigor.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: