Percursos formativos e identidades laborais: o professor de sociologia do ensino médio
Fecha
2019-08-23Autor
Pompeu, Dionas Ávila
Primeiro membro da banca
Mayer, Ricardo
Segundo membro da banca
Mazon, Márcia da Silva
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação se insere nas pesquisas e nos debates referentes ao encadeamento entre
trabalho, profissão e educação. O principal objetivo deste estudo foi o de pesquisar, sistematizar
e apresentar as trajetórias formativas e as identidades laborais dos professores e das professoras
que ministram a disciplina de Sociologia no Ensino Médio das escolas público-estaduais da
cidade de Santa Maria/RS. Tendo em Claude Dubar a principal referência no quesito identidade
profissional e social, o qual leva em consideração não somente os aspectos subjetividades da
identidade, mas também os macroestruturais, ou seja, aqueles elementos externos e de certa
forma coercitivos que exercem influências para a conformação da auto-identidade do indivíduo,
procurou-se explorar as atuais configurações do trabalho dos docentes da educação básica do
estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente daqueles que foram entrevistados. Para tal,
recorreu-se tanto a aplicação de questionários como a realização de entrevistas e análise
documental. No plano teórico estrutural, exercitou-se o debate sobre as formas de
racionalização no mundo do trabalho – sobretudo as mudanças mais contemporâneas que
ocorreram após os anos 1970 – e suas particularidades no ambiente escolar. No tocante ao
aspecto profissional, observou-se as formas de socialização pelos quais os indivíduos passam e
conformam suas identidades. Argumentou-se que os docentes entrevistados em seu mundo
laboral vivenciam aspectos e possuem características que se aproximam e por vezes se afastam
das quatro configurações identárias propostas por Dubar, a saber, identidade de fora do trabalho,
identidade de ofício, identidade de empresa e identidade de rede. Ademais, observando a
relação específica destes profissionais com a Sociologia, foi possível construir três tipos de
identidade profissional referentes a disciplina: a filiação identitária, a desfiliação identitária e a
intermediária.
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