A ilustração como recurso inovador na educação profissional e tecnológica no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM)
Visualizar/ Abrir
Data
2019-12-13Primeiro coorientador
Dalmazzo, André Krusser
Primeiro membro da banca
Falkembach, Gilse A. Morgental
Segundo membro da banca
Matté, Volnei Antônio
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa se desenvolveu junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação
Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), da
Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa em
Inovação para Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Este estudo teve como
objetivo pesquisar se o uso da ilustração, como um recurso inovador na educação no
âmbito do Colégio Técnico Industrial, pode contribuir com o ensino da Educação
Profissional e Tecnológica (EPT), além de propor analisar se a utilização de
ilustrações pode auxiliar realmente na educação de alunos de um determinado curso,
bem como verificar as contribuições da aplicação das ilustrações. O intuito foi
desenvolver subsídios para que as ilustrações sejam utilizadas no ensino como um
recurso educacional inovador, almejando, assim, fomentar novos estudos em cursos
que trabalham e envolvam o uso e o estudo de imagens. Frente aos resultados
encontrados – tais como o rendimento dos conteúdos trabalhados com imagens e a
falta que estas imagens fizeram em outras partes da matéria – esta pesquisa ainda
pode subsidiar uma disciplina que estude o desenvolvimento de ilustrações para fins
didáticos, tornando-se um campo extremamente relevante de atuação do profissional
da área do Design.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: