dc.contributor.advisor | Henz, Celso Ilgo | |
dc.creator | Graciolli, Nilta de Fátima Hundertmarck | |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T12:22:07Z | |
dc.date.available | 2016-09-01T12:22:07Z | |
dc.date.issued | 2008-02-01 | |
dc.date.submitted | 2007 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2113 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007. | por |
dc.description.abstract | The aim of this paper is research how fairy tales can, or cannot, help the learning of a
democratic organizing culture at school. This work was made between the second semester 2007 and the first semester 2008 at elementary school in Boca do Monte with sixteen students from the third grades. For this, I watched, interviewed and made questions. Building a democratic and humanized classroom is a challenge for education, for the fairy tales can help us to be free, to be awake teachers and reader pupils that their participation is essential in decisions and for helping a democratic organizing culture at school. So, we have the fairy tales like precious resources to proportion this. The results made possible to conclude that the
kids who thought they were rude changed their way. Families, teachers, and management started to participate helping to build a library. It shows that the possibilities to build a democratic organizing culture increase when the school community works together. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Histórias infantis | por |
dc.subject | Cultura organizacional | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.title | Vivenciando e aprendendo uma cultura organizacional democrática com as histórias infantis | por |
dc.title.alternative | Living and learning a democratic organizing culture with fairy tales | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Nesta pesquisa buscou-se investigar de que maneira as histórias infantis podem, ou
não, contribuir na aprendizagem de uma cultura organizacional democrática e humanizadora no ambiente escolar. Realizou-se este estudo no segundo semestre de 2007 e primeiro semestre de 2008 em uma escola de ensino fundamental, da rede municipal de ensino de SM/RS, localizada na Zona Rural no Distrito de Boca do Monte, atendendo uma turma do 3º ano com dezesseis alunos. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, constituindo-se em uma pesquisa com características de pesquisação. Para isso foram utilizados alguns instrumentos: a observação participante, entrevistas, questionários, atividades a partir de histórias infantis trabalhadas. Construir um ambiente democrático, humanizador se constitui em um desafio para a educação, uma vez que as histórias infantis podem ser subsídios para a libertação, despertando nos educadores e educandos leitores a
compreensão de que a sua participação é fundamental nas decisões e discussões, a fim de que contribuam para a construção de uma cultura organizacional democrática na escola. Assim, aponta-se as histórias infantis como recursos preciosos para proporcionar essas vivências democráticas-humanizadoras. Observamos que os educandos que se consideravam "porcos espinhos", modificaram muitas atitudes, melhorando a (con)vivência e a participação. No decorrer do trabalho, as famílias, educadores, equipe diretiva começaram a participar, ajudando na confecção de recursos e na montagem de uma biblioteca. Isso sinaliza que as possibilidades para a construção de culturas democráticas-humanizadoras se ampliam quando a comunidade escolar se une. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |