Navegação Programa de Pós-Graduação em Geografia por assunto "Educação do campo"
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Educação do campo e comunidade quilombola Cerro do Ouro – São Gabriel/RS: territorialidades em resistência
(2019-03-12)A Educação do Campo é uma modalidade de ensino que propõe um projeto educacional direcionado aos povos do campo, a partir da realidade, dos saberes-fazeres, e aspectos culturais dos seus estudantes. Tendo em vista o contexto ... -
Territorialidades em contradição na escola Santo Antônio no município de Agudo - RS
(2016-05)Esta dissertação objetiva discutir as contradições entre a realidade dos educandos e as práticas pedagógicas dos educadores, encontradas no processo de ensino-aprendizagem em escola localizada na zona rural do município ... -
O lugar da educação infantil do campo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Major Tancredo Penna de Moraes, Santa Maria/RS
(2015-03-20)Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa de Mestrado em Geografia, vinculada à Linha de Pesquisa Produção do Espaço e Dinâmica Regional, do Programa de Pós-graduação em Geografia, da Universidade Federal ... -
O ensino técnico no MST: o caso do Curso Técnico em Agropecuária com habilitação em Agroecologia do Instituto Educar, Pontão, RS
(2012-08-07)O presente trabalho aborda a questão do ensino técnico no âmbito do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e tem como foco o curso técnico em agropecuária com habilitação em agroecologia do Instituto Educar, ... -
Da territorialização do agronegócio à desterritorialização das escolas do campo em São Francisco de Assis - RS
(2020-08-27)A abordagem sobre território, que vem se constituindo desde a Geografia Tradicional até a atualidade, tem contribuído com a reflexão necessária frente aos desdobramentos que o projeto capitalista de produção agrícola ... -
As interfaces do acolhimento dos estudantes egressos da escola itinerante do MST: desafios da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ataliba Rodrigues das Chagas - São Gabriel/RS
(2014-07-30)A Escola Itinerante foi uma proposta educacional consolidada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para atender as crianças e adolescentes que viviam nos acampamentos, estes localizados geralmente na beira ... -
A Escola Estadual de Ensino Médio Assis Brasil de Alecrim/RS é território da Educação do Campo?
(2021-08-31)O presente resumo resulta de uma pesquisa de dissertação, que teve como objetivo analisar se a Escola Estadual de Ensino Médio Assis Brasil de Alecrim/RS é território da educação do campo. Considerando tal objetivo, ... -
A desterritorialização das escolas no campo do município de Dona Francisca/RS
(2016-12-22)Este trabalho busca identificar e refletir sobre o processo da desterritorialização das Escolas no Campo do município de Dona Francisca/RS, tecendo uma abordagem abrangente, do todo para o local de ação da pesquisa no ... -
Do chão batido à sala de aula - a territorialização do MST na constituição da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ataliba Rodrigues das Chagas - São Gabriel - Rio Grande do Sul
(2016-07-14)Em um momento em que os povos do campo redefinem o espaço rural do município de São Gabriel, um olhar geográfico para a análise da territorialização do MST na constituição da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ataliba ... -
Nucleação das escolas do campo: o caso do município de São Gabriel/RS
(2015-07-20)A Educação do Campo no contexto educacional brasileiro encontra-se em processo de estruturação conceitual e pedagógica, porém, antes de sua constituição enquanto política pública sofreu profundas modificações durante a ... -
Educação do campo, território e cinema “Lá Fora”: o caso da EMCEF Maria Manoela da Cunha Teixeira
(2020-06-30)Apesar de vivermos em um mundo conectado e globalizado, os educandos e educandas das Escolas do Campo seguem muitas vezes, devido às longas distâncias de suas localidades, à margem das Tecnologias Digitais de Informação ... -
Do monopólio da terra ao monopólio digital: uma análise do colonialismo de digital e de dados em área de assentamento da reforma agrária
(2023-11-13)O avanço da conectividade está alterando as dimensões dos territórios, principalmente em razão das ações do capital, resultando em crises. Com o avanço do meio-técnico-científico-informacional, surgem novas ferramentas que ... -
Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari: elementos formativos do território
(2014-11-21)Nos últimos anos, a organização dos trabalhadores do campo tem construído políticas públicas para a Educação do Campo, sustentadas no reconhecimento de uma realidade de trabalhadores e trabalhadoras do campo que têm ...