Navegação Programa de Pós-Graduação em Geografia por orientadores "Souza, Bernardo Sayão Penna e"
Itens para a visualização no momento 1-5 of 5
-
Limitações urbanas e impactos ambientais decorrentes das feições erosivas lineares identificadas no perímetro urbano do município de São Francisco de Assis/RS
(2022-04-07)Dentre os problemas ambientais, a erosão é considerada um grave problema de escala mundial, pois acarreta sérios prejuízos à população e ao meio ambiente, mesmo sendo um processo natural (inúmeras vezes agravado pela ação ... -
Potencialidades das terras para uso agrícola de biossólidos de esgotamento sanitário na região intermediária Santa Maria - RS
(2023-01-27)O processo de tratamento do esgoto sanitário produz um lodo residuário que, quando neutralizado e higienizado em forma de biossólido, pode ser reciclado em utilização como fertilizante e recondicionador do solo. O presente ... -
Implicações socioambientais e jurídicas do uso da terra na planície de inundação do Arroio Cadena, Santa Maria, RS
(2019-08-30)Com este trabalho, pretende-se promover uma discussão acerca da perspectiva do estudo interdisciplinar da paisagem, sob a ótica da legislação vigente, sabendo que as transformações socioeconômicas, culturais, políticas, ... -
Análise da percepção ambiental dos praticantes de atividades esportivas acerca das consequências de suas respectivas ações nas trilhas da APA do Lajeado da Cruz em Cruz Alta/RS
(2024-03-19)A percepção do mundo e do meio ambiente consiste em uma construção interativa influenciada por experiências, valores e conhecimentos, moldada pela interação com o ambiente. Nesse contexto, este estudo buscou compreender a ... -
Ensino de Geografia para alunos com deficiência visual: problematização e possibilidades, o caso da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS
(2022-04-12)A partir da década de 1990, o Brasil passa a assumir, no âmbito educacional, uma postura orientada à universalização da educação, e, para atender aos anseios da inclusão a escola precisou se reestruturar, superando a cultura ...