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dc.contributor.advisorBiaggio, Eliara Pinto Vieira
dc.creatorHausen, Camila Freitas
dc.date.accessioned2021-06-23T12:11:13Z
dc.date.available2021-06-23T12:11:13Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.date.submitted2020
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21194
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2020.por
dc.description.abstractObjective: To present sexual education workshops in the school context. In addition to characterizing the sample regarding the search for information about sexuality, the positioning about the workshops and their relations with the gender variable. Methodology: Descriptive study, of the experience report type, which evaluated the effect of an intervention in the school context through a cross-sectional analysis. Workshops were held on sexuality and the application of a questionnaire to measure their effect on elementary school adolescents. Results: It was observed that the workshop on teenage pregnancy was considered the workshop of greatest interest to young people, and anatomy of the female and male reproductive systems was the topic of least interest to them. It was found that most participants do not seek information about sexuality, and that when they search the internet is the most sought-after medium, friends and family are still the people with whom the participants most talk about the subject. It was found that there is an association between the variable gender and the interest in seeking information about sexuality, and it is possible to observe that the female gender shows greater interest. There was a significant percentage of positive reports regarding safety and confidence after discussions in the workshops. Conclusion: This research provides strong support regarding the importance of sex education in schools, since 81% of participants reported being more confident and confident about the topic after participating in the workshops.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectSaúde do adolescentepor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectEducação sexualpor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectAdolescent healtheng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectSex educationeng
dc.subjectHealth educationeng
dc.titleEducação em saúde sobre sexualidade:relato de experiência no contexto escolarpor
dc.title.alternativeHealth education about sexuality: experience report in the school contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoObjetivo: Apresentar oficinas de educação sexual no contexto escolar. Além de caracterizar a amostra quanto à busca de informações sobre sexualidade, ao posicionamento acerca das oficinas e suas relações com a variável gênero. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que avaliou o efeito de uma intervenção no contexto escolar por meio de uma análise transversal. Foram realizadas oficinas sobre sexualidade e aplicação de um questionário para mensurar o efeito dessas em adolescentes do ensino fundamental. Resultados: Observou-se que a oficina sobre gravidez na adolescência foi considerada a oficina de maior interesse dos jovens, e anatomia dos sistemas reprodutores femininos e masculino foi o tema menos interesse para eles. Verificou-se que a maioria dos participantes não busca informações sobre sexualidade, e que quando buscam a internet é o meio mais procurado, ainda os amigos e os familiares são as pessoas com quem os participantes mais conversam sobre o assunto. Verificou-se que há associação entre a variável gênero e o interesse pela busca de informações sobre sexualidade, sendo possível observar que o gênero feminino demonstra maior interesse. Constatou-se um percentual significativo de relatos positivos quanto a segurança e a confiança após as discussões nas oficinas. Conclusão: Essa pesquisa trouxe um forte apoio quanto à importância da educação sexual nas escolas, uma vez que 81% dos participantes relataram estarem mais confiantes e seguros sobre a temática após a participação nas oficinais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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