Mostrar registro simples

dc.creatorPetrarca, Humberto Arleo
dc.date.accessioned2021-06-23T16:36:00Z
dc.date.available2021-06-23T16:36:00Z
dc.date.issued2020-06-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21195
dc.description.abstractAlthough we live in a connected and globalized world, the students of the Field School often follow, due to the long distances from their locations, on the margins of Digital Information and Communication Technologies (TDICs). Notwithstanding this, the use of new technologies, such as cinema, are increasingly being used in pedagogical practices, not least because they provide opportunities for the creativity of students and their development in the teaching and learning process. In this sense, it is necessary to ask the following question: “Cinema can contribute to effecting the dynamics of rural education, as well as in the rescue of the traditional culture of the rural subject in the case of the Municipal School of the Elementary School (EMCEF) Maria Manoela da Cunha Teixeira - municipality of São Gabriel / RS”. With that, the methodology used was action research, in which workshops, workshops, and interviews were carried out, in addition to the analysis of the Political-Pedagogical Project of the School and of the whole process used with a view to carrying out the proposal. This methodology provides the respondents with a leading role in building their trajectory and the results obtained. The specific objectives of this research are highlighted: a) to analyze the municipality of São Gabriel in economic, educational aspects, especially linked to rural schools; b) characterize the EMCEF Maria Manoela da Cunha Teixeira; c) use cinema as a pedagogical tool in the learning of students in the municipality of São Gabriel and d) analyze the protagonism provided through “making cinema” in the belonging of these social subjects to the field. The results obtained certify how cinema can and should be used as a pedagogical tool in rural schools for the construction of critical subjects and protagonists of their own trajectory. The aforementioned research seeks to bring to light the importance of using this pedagogical tool in rural schools, in order to value these subjects and, thus, contribute to the effectiveness of their autonomy when they assume the role and become masters of their own narrative collaborating , thus, for the construction and solidification of the peasant territory.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCinemapor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectTerritóriopor
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectTerritorypor
dc.titleEducação do campo, território e cinema “Lá Fora”: o caso da EMCEF Maria Manoela da Cunha Teixeirapor
dc.title.alternativeRural education, territory, cinema "Outside": the case of EMCEF Maria Manoela da Cunha Teixeiraeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoApesar de vivermos em um mundo conectado e globalizado, os educandos e educandas das Escolas do Campo seguem muitas vezes, devido às longas distâncias de suas localidades, à margem das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Não obstante disso, o uso de novas Tecnologias, como o cinema, estão cada vez mais sendo utilizadas nas práticas pedagógicas, até mesmo porque oportunizam a criatividade dos educandos e o seu desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem. Neste sentido, é necessário fazer o seguinte questionamento: “O Cinema pode contribuir para efetivar as dinâmicas da Educação do campo, bem como no resgate da cultura tradicional do sujeito do campo no caso da Escola Municipal do Campo de Ensino Fundamental (EMCEF) Maria Manoela da Cunha Teixeira – município de São Gabriel/RS?”. Com isso, a metodologia usada foi a pesquisa-ação, em que foram realizadas oficinas, workshops, e entrevistas, além da análise do Projeto Político-Pedagógico da Escola e de todo o processo utilizado com vistas à realização da proposta. Esta metodologia proporciona aos pesquisados o protagonismo na construção de sua trajetória e dos resultados obtidos. Ressaltase como objetivos específicos desta pesquisa: a) analisar o município de São Gabriel nos aspectos econômicos, educacionais, especialmente vinculados às escolas do campo; b) caracterizar a EMCEF Maria Manoela da Cunha Teixeira; c) utilizar o cinema como ferramenta pedagógica na aprendizagem dos alunos no município de São Gabriel e d) analisar o protagonismo proporcionado por meio do “fazer cinema” no pertencimento desses sujeitos sociais ao campo. Os resultados obtidos certificam como o cinema pode e deve ser usado como ferramenta pedagógica nas escolas do campo para a construção de sujeitos críticos e protagonistas de sua própria trajetória. A referida pesquisa procura trazer à luz a importância do uso desta ferramenta pedagógica nas escolas do campo, a fim de valorizar tais sujeitos e, assim, contribuir para a efetivação da autonomia destes ao assumirem o protagonismo e tornarem-se senhores de sua própria narrativa colaborando, assim, para a construção e solidificação do território camponês.por
dc.contributor.advisor1Meurer, Ane Carine
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724702305350914por
dc.contributor.advisor-co1David, Cesar de
dc.contributor.referee1Pereira, Ana Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Farias, Rivaldo Mauro de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546036578144682por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International