dc.contributor.advisor | Souza, Taís Guareschi de | |
dc.creator | Pereira, Eliane Bianchin | |
dc.date.accessioned | 2021-06-24T19:31:08Z | |
dc.date.available | 2021-06-24T19:31:08Z | |
dc.date.issued | 2019-12-18 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21227 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The central theme of this research is pedagogical management and playing as a
pedagogical practice proposed to children with autism in early childhood education.
The general objective was to understand how play is articulated in the pedagogical
proposals for children with autism in Early Childhood Education. And the specifics: to
analyze whether the pedagogical management of the school enhances playing as a
pedagogical tool in the inclusion of children with autism and to verify how playing is
contemplated in the opinions and plans of care for children with autism in an early
childhood school. The methodology used to approach the theme was the case study,
through documentary research. First, it was intended to analyze plans and
pedagogical opinions, however, in the plans, playing was not present, so only the
opinions were analyzed. Playing is constitutive of the subject, through which the child
expresses himself, so it was possible to verify that it is essential that he be thought of
as a pedagogical practice. When it comes to early childhood education, it is essential
that pedagogical management articulate playing as a pedagogical practice,
conducting efforts, resources and actions that promote learning and / or the
resumption of the constitution of the child with autism. In some cases, playing is
impoverished, so the intervention of the teacher becomes of great value since the
teacher is the anchoring of the child at school. Further studies with this approach are
suggested, enabling professionals in the field to make sure of their importance in the
child's trajectory, and how playing interferes in the constitution and structuring of
children. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão pedagógica | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Autismo | por |
dc.subject | Brincar | por |
dc.subject | Pedagogical management | eng |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Autism | eng |
dc.subject | Play | eng |
dc.title | A gestão das práticas pedagógicas e a articulação do brincar nos tempos e espaços da escola de educação infantil: um olhar sobre o autismo | por |
dc.title.alternative | The management of pedagogical practices and the articulation of play in the times and spaces of childhood education school: a look at autism | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | A temática central desta pesquisa é a gestão pedagógica e o brincar como prática
pedagógica proposta às crianças com autismo na educação infantil. O objetivo geral
foi compreender de que forma o brincar é articulado nas propostas pedagógicas às
crianças com autismo na Educação Infantil. E os específicos: analisar se a gestão
pedagógica da escola potencializa o brincar como ferramenta pedagógica na
inclusão de crianças com autismo e verificar como o brincar está contemplado nos
pareceres e planos de atendimento de crianças com autismo em uma escola de
educação infantil. A metodologia utilizada para a abordagem do tema foi o estudo de
caso, por meio de pesquisa documental. Primeiramente pretendeu-se analisar
planos e pareceres pedagógicos, entretanto, nos planos, o brincar não estava
presente, analisando-se então somente os pareceres. O brincar é constitutivo do
sujeito, por meio dele a criança se expressa, assim foi possível constatar que é
fundamental que este seja pensado como prática pedagógica. Ao se tratar de
educação infantil, é essencial que a gestão pedagógica articule o brincar como
prática pedagógica, conduzindo esforços, recursos e ações que promovem a
aprendizagem e/ou a retomada da constituição da criança com autismo. Em alguns
casos o brincar se apresenta empobrecido, assim a intervenção do professor tornase
de grande valia visto que o docente é a ancoragem da criança na escola. Sugerese
mais estudos com essa abordagem possibilitando que profissionais da área,
certifiquem-se da sua importância na trajetória da criança, e de como o brincar
interfere na constituição e estruturação das crianças. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |