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dc.contributor.advisorSouza, Taís Guareschi de
dc.creatorPereira, Eliane Bianchin
dc.date.accessioned2021-06-24T19:31:08Z
dc.date.available2021-06-24T19:31:08Z
dc.date.issued2019-12-18
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21227
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe central theme of this research is pedagogical management and playing as a pedagogical practice proposed to children with autism in early childhood education. The general objective was to understand how play is articulated in the pedagogical proposals for children with autism in Early Childhood Education. And the specifics: to analyze whether the pedagogical management of the school enhances playing as a pedagogical tool in the inclusion of children with autism and to verify how playing is contemplated in the opinions and plans of care for children with autism in an early childhood school. The methodology used to approach the theme was the case study, through documentary research. First, it was intended to analyze plans and pedagogical opinions, however, in the plans, playing was not present, so only the opinions were analyzed. Playing is constitutive of the subject, through which the child expresses himself, so it was possible to verify that it is essential that he be thought of as a pedagogical practice. When it comes to early childhood education, it is essential that pedagogical management articulate playing as a pedagogical practice, conducting efforts, resources and actions that promote learning and / or the resumption of the constitution of the child with autism. In some cases, playing is impoverished, so the intervention of the teacher becomes of great value since the teacher is the anchoring of the child at school. Further studies with this approach are suggested, enabling professionals in the field to make sure of their importance in the child's trajectory, and how playing interferes in the constitution and structuring of children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão pedagógicapor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAutismopor
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectPedagogical managementeng
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectAutismeng
dc.subjectPlayeng
dc.titleA gestão das práticas pedagógicas e a articulação do brincar nos tempos e espaços da escola de educação infantil: um olhar sobre o autismopor
dc.title.alternativeThe management of pedagogical practices and the articulation of play in the times and spaces of childhood education school: a look at autismeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoA temática central desta pesquisa é a gestão pedagógica e o brincar como prática pedagógica proposta às crianças com autismo na educação infantil. O objetivo geral foi compreender de que forma o brincar é articulado nas propostas pedagógicas às crianças com autismo na Educação Infantil. E os específicos: analisar se a gestão pedagógica da escola potencializa o brincar como ferramenta pedagógica na inclusão de crianças com autismo e verificar como o brincar está contemplado nos pareceres e planos de atendimento de crianças com autismo em uma escola de educação infantil. A metodologia utilizada para a abordagem do tema foi o estudo de caso, por meio de pesquisa documental. Primeiramente pretendeu-se analisar planos e pareceres pedagógicos, entretanto, nos planos, o brincar não estava presente, analisando-se então somente os pareceres. O brincar é constitutivo do sujeito, por meio dele a criança se expressa, assim foi possível constatar que é fundamental que este seja pensado como prática pedagógica. Ao se tratar de educação infantil, é essencial que a gestão pedagógica articule o brincar como prática pedagógica, conduzindo esforços, recursos e ações que promovem a aprendizagem e/ou a retomada da constituição da criança com autismo. Em alguns casos o brincar se apresenta empobrecido, assim a intervenção do professor tornase de grande valia visto que o docente é a ancoragem da criança na escola. Sugerese mais estudos com essa abordagem possibilitando que profissionais da área, certifiquem-se da sua importância na trajetória da criança, e de como o brincar interfere na constituição e estruturação das crianças.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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