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dc.contributor.advisorPeres, Paulo Edelvar Corrêa
dc.creatorKleinpaul, Laura Augusta
dc.date.accessioned2021-06-25T11:21:54Z
dc.date.available2021-06-25T11:21:54Z
dc.date.issued2019-08-30
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21233
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, RS, 2019.por
dc.description.abstractAn analysis of the experience from the vegetable garden workshop at the CAPS AD Cia do Recomeço (Psychossocial Attention Center for Drug and Alcohol Addiction) at the city of Santa Maria. The purpose of the workshop, developed during the third edition of the Ítaca group, has as guidance the Harm Reduction method and this research pretends to trace connection points between this method/politics with some visions of ecology, like the three ecologies of the philosopher Félix Guattari. Starting from the problematic of the natural ambience, Guattari proposes an ecosophy divided in three ecologies, the social ecology, the mental ecology and the ambiental ecology, in order to recognize a new singularization form that flees from the forms of subjectivity production of the capitalist world. From what mostly would be a purpose of a social ecology, makes up an alignment with the Harm Reduction politics on the mental health area, in order to find common points on de task of creating new relations of the being in group and rethink the stigmas which some groups and individuals are submissed by judicial, state and midiatic spheres. From this Perspective, the vegetable garden workshop at the CAPS AD Cia do Recomeço made a purpose to be a learning space of collective learning, where the exercised practices was thinking on the group as a knowledge sharing. Utilize the format of the workshop as a educational method where it pursuits a non-hierarchy of knowledge and a method to think education as a non- authoritarian and non-disciplinary; that way, the workshop became a space of experimentations, meetings, affection where instead of one dominant knowledge being transmitted, it was about adding knowledge about the care with the earth and the plants, health, food and ambiental issues, to work an ambiental education that is grounded in an ecology that finds its roots on the ambiental problematic in social issues. So it reveals the possibility of transformation from alterations in relations and methods of subjectivity productions, looking for experiences where it has a change of paradigm of the competition and capitalist domination to an more ethic and respectful heterogeneity.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRedução de danospor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectEcologiapor
dc.subjectOficinapor
dc.subjectHarm reductioneng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectEcologyeng
dc.subjectWorkshopeng
dc.titlePontos de conexão entre ecologias e redução de danos: uma experiência no CAPS AD Cia do Recomeço de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeConnections between ecology and harm reduction: an experience at CAPS AD Cia do Recomeço in Santa Maria – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambientalpor
dc.description.resumoTrata-se da análise de experiência da oficina de horta no CAPS AD Cia do Recomeço na cidade de Santa Maria. A proposta de oficina, desenvolvida durante a edição III do grupo Ítaca, tem como guia o método da Redução de Danos e neste trabalho pretende-se traçar pontos de conexão entre este método/política com algumas visões de ecologia, como as três ecologias do filósofo Félix Guattari. A partir da problemática do ambiente natural, Guattari propõe uma ecosofia dividida em três ecologias, a ecologia social, a ecologia mental e a ecologia ambiental, de modo a reconhecer novas singularizações que fujam às formas de produção de subjetividade do mundo capitalista. A partir principalmente do que seria a proposta de uma ecologia social, faz-se um alinhamento com a política de Redução de Danos na área da saúde mental, a fim de encontrar pontos em comum na tarefa de criar novas relações do ser em grupo e repensar os estigmas à que alguns grupos e indivíduos são submetidos por esferas judiciais, estatais e midiáticas. A partir dessa perspectiva, a oficina de horta no CAPS AD Cia do Recomeço propôs-se a ser um espaço de aprendizagens coletivas, mantido na base da autogestão, onde as práticas exercidas eram pensadas pelo grupo enquanto um compartilhamento de saberes. Utiliza-se o formato da oficina como um caminho educacional onde se busca a não hierarquização dos saberes e um modo de pensar a educação de forma não autoritária e não disciplinar; assim, a oficina de horta tornou-se um espaço de experimentações, de encontro, de afetos, onde ao invés de um saber dominante que é transmitido, foram somando-se conhecimentos a respeito dos cuidados com a terra e as plantas, da saúde, da alimentação e das questões ambientais, para se trabalhar uma educação ambiental que está fundamentada em uma ecologia que encontra a raiz da problemática ambiental nas questões sociais. Vê-se então a possibilidade de transformação a partir das alterações das relações e dos modos de produção de subjetividade, buscando experiências em que haja uma mudança de paradigma da competição e da dominação capitalista para uma ética e respeito a heterogeneidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental [190]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental

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