Cultura digital, mundo digital e pensamento computacional: uma abordagem de ensino por meio de atividades desplugadas nas séries iniciais do ensino fundamental
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Date
2020-10-26Primeiro coorientador
Bernardi, Giliane
Primeiro membro da banca
Reginatto, Andrea Ad
Segundo membro da banca
Brackmann, Christian Puhlmann
Metadata
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O presente estudo foi desenvolvido no âmbito da linha de pesquisa de
Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-
Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da Universidade Federal de
Santa Maria. Pensamento Computacional é uma habilidade fundamental para todos,
não apenas para cientistas da Computação, pois desenvolve a capacidade criativa,
crítica e estratégica humana de saber utilizar os fundamentos da Computação nas
mais diversas áreas do conhecimento. Esta dissertação tem como tema central o
Desenvolvimento do Pensamento Computacional por meio de atividades
desplugadas. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa busca analisar de que forma
o desenvolvimento do Pensamento Computacional nas séries iniciais do Ensino
Fundamental pode contribuir para os processos de ensino e aprendizagem
mediadas por atividades desplugadas. Para coleta de dados, foram utilizadas
filmagens, registro em fotos, e adaptado o questionário MEEGA+KIDS, e a partir
disso avaliado a qualidade do jogo de tabuleiro, tendo como produto final é um
conjunto de planos de aula para as séries iniciais do ensino fundamental que
possibilite o Pensamento Computacional por meio de atividades desplugadas. Os
resultados obtidos foram evidenciados mediante um conjunto de competências
comprovadas por meio das atividades aplicadas, obtendo como resultado o
desenvolvimento do raciocínio lógico, a cooperação, a sociabilidade, a lateralidade,
a orientação espacial e habilidades socioemocionais, de programação e codificação.
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