Integração dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas dos estagiários do PEG
Fecha
2020-11-10Primeiro membro da banca
Rela, Eliana
Segundo membro da banca
Schmitz Filho, Antonio Guilherme
Terceiro membro da banca
Moreira Junior, Fernando de Jesus
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A presente pesquisa foi desenvolvida na Área de Concentração
"Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização
da Educação", na linha de pesquisa de Desenvolvimento de
Tecnologias Educacionais em Rede, e traz, como temática principal, a
integração das Tecnologias educacionais e das práticas pedagógicas
dos egressos do Programa Especial de Graduação para Formação de
Professores para a Educação Profissional (PEG) da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM), na disciplina de Estágio III, e em que
medida é possível fomentar e integrar as tecnologias educacionais nas
práticas pedagógicas dos estudantes estagiários durante os processos
ensino-aprendizagem. Para esse estudo de caso foram realizadas
análises de um grupo de estudantes da disciplina de Estágio
Supervisionado de Ensino III (ESE III), a partir de oficinas pedagógicas
sobre recursos tecnológicos possíveis de serem utilizados em contextos
educacionais específicos. De acordo com as análises e reflexões, a
oferta dos processos formativos fomentou a integração das Tecnologias
educacionais e das práticas pedagógicas, bem como promoveu a
construção de um espaço digital que permite a socialização dos
recursos educacionais produzidos pelos estagiários da respectiva
disciplina. A experiência nos mostrou que o objetivo dessa pesquisa foi
alcançado de forma integral, sabendo-se que ainda há muito a ser
trabalhado para possibilitar, de forma progressiva, a integração entre os
recursos tecnológicos e as práticas pedagógicas.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: