Mostrar registro simples

dc.creatorAlmeida, Diane Santos de
dc.date.accessioned2021-06-29T13:50:55Z
dc.date.available2021-06-29T13:50:55Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21250
dc.description.abstractThis study, linked to the research line Management of Educational Technologies in Network, of the Graduate Program in Educational Technologies in Network and the Interdisciplinary Research Group in Education, from the Federal University of Santa Maria, and addresses the theme of the level of knowledge in Information and Communication Technologies of teachers to meet the current needs of students in training. Many national and international documents demarcate the importance of technologies for the social development of a country, especially when considering the contemporary context, which is marked by the accelerated use and development of digital technologies in all sectors of daily life. However, it is known that the educational sector still faces difficulties in making use of technologies and strategies that can support student learning. Thus, the general objective is to investigate the level of knowledge and use of Information and Communication Technologies of teachers in their professional performance for the training of students in meeting the demands of contemporary society. To this end, the methodology involved applied research, with a qualitative approach, of an exploratory descriptive type. The subjects are 18 teachers from two technical courses at a federal institute in the south of the country. For data collection, the questionnaire was used, composed of structured questions, covering three levels of knowledge in Information and Communication Technologies, with six indicators each. The analysis of the results of this investigation was reflective theoretical. The results of this study indicate that most respondents move between the three approaches to knowledge in technologies, literacy, deepening and knowledge creation, with some specificities. Thus, it can be concluded that the master's thesis presented generated as a product the diagnosis of the level of standard of competence in Information and Communication Technologies of teachers, which allows mapping the potentialities and limitations found, in terms of knowledge and use of technologies , in the context of the classroom and points to the need to carry out an action plan that contemplates the inclusion of technology disciplines in teacher training courses, as well as the provision of continuing education courses to those teachers who still have teaching limitations. knowledge on this theme.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCompetênciapor
dc.subjectTICpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectCompetenceeng
dc.subjectICTeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.titlePadrões de competência em TIC para professorespor
dc.title.alternativeCompetence standards in information and communication technologies for teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste estudo, vinculado à linha de pesquisa Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede, do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede e do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria, e aborda a temática do nível de conhecimento em Tecnologias da Informação e Comunicação dos professores para o atendimento das necessidades atuais dos estudantes em formação. Muitos documentos nacionais e internacionais demarcam a importância das tecnologias para o desenvolvimento social de um país, sobretudo ao considerar o contexto contemporâneo, que é marcado pela utilização e desenvolvimento acelerado de tecnologias digitais em todos os setores da vida cotidiana. Contudo, sabe-se que o setor educacional ainda apresenta dificuldades de fazer uso de tecnologias e estratégias que possam dar suporte à aprendizagem dos estudantes. Desse modo, o objetivo geral é investigar o nível de conhecimento e utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação dos professores na sua atuação profissional para a capacitação dos estudantes em atendimento às demandas da sociedade contemporânea. Para tal, a metodologia envolveu pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa, do tipo descritivo exploratório. Os sujeitos são 18 professores de dois cursos técnicos de um instituto federal, do sul do país. Para o levantamento de dados foi utilizado o questionário, composto por questões estruturadas, contemplando três níveis de conhecimento em Tecnologias da Informação e Comunicação, com seis indicadores cada. A análise dos resultados desta investigação foi teórica reflexiva. Os resultados deste estudo indicam que a maior parte dos entrevistados transitam entre as três abordagens de conhecimento em tecnologias, alfabetização, aprofundamento e criação de conhecimento, com algumas especificidades. Assim, pode-se concluir que a dissertação de mestrado apresentada gerou como produto a realização do diagnóstico do nível de padrão de competências em Tecnologias da Informação e Comunicação dos docentes que permite mapear as potencialidades e limitações encontradas, em termos de conhecimento e utilização das tecnologias, no contexto de sala de aula e aponta para a necessidade de realização de um plano de ação que contemple a inclusão de disciplinas de tecnologias em cursos de formação de professores, assim como a oferta de cursos de formação continuada àqueles docentes que ainda apresentam limitações de conhecimento nessa temática.por
dc.contributor.advisor1Pavão, Ana Cláudia Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7103505448590793por
dc.contributor.referee1Pavão, Sílvia Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6596163508302138por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International