Entendendo a esclerose múltipla: audiovisual como recurso educacional no contexto das doenças raras
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Data
2021-01-29Primeiro membro da banca
Bernardi, Giliane
Segundo membro da banca
Oliveira, Maria Angélica Figueiredo
Metadata
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Este estudo, vinculado à linha de pesquisa Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede, do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (MPTER), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) partiu da seguinte hipótese: um recurso audiovisual digital contribui para a informação e entendimento da Esclerose Múltipla. O objetivo geral deste estudo foi desenvolver um produto audiovisual que contribua para a informação e entendimento da Esclerose Múltipla. Especificamente, os objetivos são: 1) Analisar aspectos relacionados à Esclerose Múltipla; 2) Apontar questões sobre o uso de vídeo em formato de curta-metragem e animação na educação; 3) Buscar referências e discutir sobre a presença do Terceiro Setor como produtor de conteúdo educacional para a sociedade. O referencial deste trabalho traz informações sobre doença, sobre o audiovisual e seu uso como ferramenta de educação, e também sobre a atuação do Terceiro Setor como produtor de conteúdo informacional e educacional. A metodologia deste estudo envolve uma pesquisa de natureza aplicada, com uma abordagem do tipo qualitativa. A construção do produto final é descrita com o auxílio de referências teóricas específicas sobre produção audiovisual e organizado em etapas. Por fim, o produto final é apresentado, indicando suas características, bem como os potenciais usos práticos e contribuições sociais, especialmente a sua utilização como material de conscientização. Este trabalho possibilita a realização de estudos futuros, especialmente os relacionados com seus impactos e percepções sobre o produto final.
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