dc.contributor.advisor | Nüske, Glaubert Gleizes Faber | |
dc.creator | Araujo, Raquel Braga de | |
dc.date.accessioned | 2021-06-30T11:39:52Z | |
dc.date.available | 2021-06-30T11:39:52Z | |
dc.date.issued | 2020-10-02 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21265 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | This paper is part of the line of research Musical Performance of the Specialization
Course in Music: Music of the 20th and 21st centuries – Performance and Pedagogy at the
Federal University of Santa Maria, and it investigates topics related to musical interpretation
through the study and edition of the works Conversainvento 1 and Three pieces for solo
bassoon, by Kilza Setti. The latter was written for this paper at the author's request. As Setti is
a female composer, the research also contextualizes facts and reflections related to the
visibility of Brazilian female composers born in the 20th century, who are partially
represented through Kilza Setti's biographical account. In addition, this research promotes
clarifications on the influence of analysis on musical interpretation and, therefore, on its
relevance to the construction process in and of performance. Several authors were the
mainstays to elucidate the scope of these topics, among them, FREIRE and PORTELA (2010,
2013) and MOITEIRO (2015), who accurately discuss the visibility of women in music;
RINK (2002), about the functions and techniques of the analysis of the performer; and SETTI
(2018, 2019, 2020), with valuable biographical and historical information, based on her career
as a composer, teacher, ethnomusicologist, researcher and Brazilian woman. This research has
therefore been relevant since it enabled the creation of new compositions by Kilza Setti,
edited her handwritten scores for bassoon and exemplified the practice of the interpretive
process, thus enriching the academic literature on these topics. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Interpretação musical | por |
dc.subject | Compositoras | por |
dc.subject | Kilza Setti | por |
dc.subject | Fagote | por |
dc.subject | Musical interpretation | eng |
dc.subject | Women composers | eng |
dc.subject | Bassoon | eng |
dc.title | Uma compositora dos séculos XX e XXI: Kilza Setti e suas obras para fagote | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Performance Musical do Curso de
Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia da
Universidade Federal de Santa Maria, investigando questões relativas à interpretação musical,
através do estudo e da edição das obras Conversainvento 1 e Três peças para fagote solo, de
Kilza Setti. Esta última foi escrita para este trabalho a pedido da autora. Por se tratar de uma
mulher compositora, a pesquisa contextualiza também fatos e reflexões relacionados à
visibilidade das compositoras brasileiras nascidas no século XX, as quais são representadas
em parte através do relato biográfico de Kilza Setti. Ademais, a pesquisa faz elucubrações
sobre a influência da análise na interpretação musical e, desse modo, sobre a importância
desta para o processo de construção da e na performance. Diversas(os) autoras(es) foram
esteios para elucidar a abrangência dessas questões, entre elas(es), FREIRE; PORTELA
(2010, 2013) e MOITEIRO (2015), que discorrem de modo acurado sobre a visibilidade da
mulher na música; RINK (2002) acerca das funções e técnicas da análise da(o) intérprete; e
SETTI (2018, 2019, 2020) com valiosas informações de cunho biográfico e histórico,
pautadas em sua trajetória enquanto compositora, professora, etnomusicóloga, pesquisadora e
mulher brasileira. A realização desta pesquisa mostra-se, portanto, relevante, uma vez que
possibilitou a criação de novas composições de Kilza Setti, a edição de suas partituras
manuscritas para fagote e exemplificou a prática do processo interpretativo, enriquecendo,
dessa maneira, a literatura acadêmica a respeito de tais temas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |