dc.contributor.advisor | Pasin, Marcia | |
dc.creator | Machado, João Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2021-07-08T12:29:30Z | |
dc.date.available | 2021-07-08T12:29:30Z | |
dc.date.issued | 2021-02-09 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21338 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | Head Mounted Displays (HMDs), used in games and virtual reality applications, can
induce symptoms of cybersickness, which impairs users’ experience and immersion. Symptoms
include dizziness, loss of balance, headache, dizziness and pallor. Most users of HMDs
experience one or more symptoms of cybersickness, which is also a limiting factor for game
developers for these environments. Many techniques traditionally developed for games on traditional
monitors cannot be applied to virtual reality HMDs. Considering the problem of cybersickness,
the objective of this work is to verify the effectiveness of applying techniques to
mitigate symptoms of cybersickness in HMDs in virtual reality environments. Two techniques
were implemented, rotational blur and tunneling, in a virtual reality environment that induces
cybersickness effects in the participants. As implementation support , the Unity 3D graphics
engine was used, which is compatible with most of the virtual reality headsets available on
the market. Minimizing the effects of cybersickness while using the environment was assessed
in a preliminary experiment and using questionnaires. The evaluated techniques proved to be
effective, but further study still needs to be conducted. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Cybersickness | eng |
dc.subject | Headset | eng |
dc.subject | Realidade virtual | por |
dc.subject | Unity | eng |
dc.title | Avaliação da aplicação de técnicas para amenizar efeitos da Cybersickness em um ambiente de realidade virtual | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Os Head Mounted Displays (HMDs), usados em jogos e aplicações de realidade virtual,
podem induzir sintomas de cybersickness, que prejudica a experiência e a imersão dos
usuários. Sintomas incluem tontura, perda de equilíbrio, dor de cabeça, vertigem e palidez. A
maioria dos usuários de HMDs sente um ou mais sintomas de cybersickness, que também é um
limitante para desenvolvedores de produtos e de jogos para esses ambientes. Muitas técnicas
tradicionalmente desenvolvidas para jogos em monitores tradicionais não podem ser aplicadas
nos HMDs em realidade virtual. Considerando os problemas da cybersickness, o objetivo deste
trabalho é verificar a efetividade da aplicação de técnicas para mitigar sintomas de cybersickness
em HMDs para ambientes de realidade virtual. Foram implementadas duas técnicas, rotational
blur e tunneling, em um ambiente de realidade virtual que induz os efeitos cybersickness nos
participantes. Como suporte para a implementação, foi utilizado o motor gráfico Unity 3D, que
tem compatibilidade com grande parte dos headsets de realidade virtual disponíveis no mercado.
A minimização dos efeitos da cybersickness durante a utilização do ambiente foi avaliada
em um experimento preliminar com uso de questionários. As técnicas avaliadas se mostraram
efetivas, mas um estudo mais aprofundado ainda precisa ser conduzido. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |