dc.contributor.advisor | Bender Filho, Reisoli | |
dc.creator | Har, Magda Rosane Souto | |
dc.date.accessioned | 2016-09-09T14:04:58Z | |
dc.date.available | 2016-09-09T14:04:58Z | |
dc.date.issued | 2013-01-10 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2136 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to analyze the bidding process in the city of St. Anne of Deliverance, trading presence in the sport, introduced by Law 10520 of July 17, 2002, compared to the other modalities of the Law 8666/93, more specifically the modality invitation, the purchases made by the municipality. The bidding for the procurement of goods and services by the public is under the Constitution of the Federative Republic of Brazil, in its Article 37, Section
XX, regulated by Federal Law No. 8666 of June 21, 1993, (Act Tenders and Contracts administrative). The method call is the simplest among the bidding procedures established by the Statute of Bids (Law 8.666/93) in his art. 22, § 3. Since the auction is the bidding to own goods and services considered by the common market, whatever the estimated value, always at the lowest price, the dispute being made in public by proposals written and verbal bids. The trading floor has two modes: face and electronics. To achieve the proposed objectives, we used the inductive method, with exploratory qualitative approach, through a case study. As a result, you can infer that the proclamation Face emerges as an improvement of the system of bidding for the Government, its operation is a reverse auction, in which bidders bid down proffer, giving the administration a better buy. This new form ensures economy in procurement of goods and services, allows even greater flexibility in bidding processes, procedures to reduce bureaucracy in the qualification phase, and in its later stages. There has been based on this study, that of all types of bidding, the Auction mode effectively facilitated the procurement of goods and services in Public Administration. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Licitações públicas | por |
dc.subject | Modalidades convite e pregão presencial | por |
dc.subject | Santana do Livramento | por |
dc.title | Análise do processo licitatório no município de Sant'Ana do Livramento | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Pública, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho teve o objetivo de analisar os processos licitatórios no município de Sant’Ana do Livramento, na modalidade pregão presencial, instituída pela Lei 10.520 de 17 de julho de 2002, frente às demais modalidades da Lei. 8666/93, mais especificamente a modalidade convite, nas compras efetuadas pelo município. A licitação para aquisição de bens e serviços pela Administração Pública está prevista na Constituição da República Federativa do Brasil, em seu Art. 37, Inciso XX, regulamentado pela Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, (Lei de Licitações e Contratos Administrativos). A modalidade convite é o procedimento mais simples dentre as modalidades de licitação instituídas pelo Estatuto das Licitações (Lei 8.666/93) em seu art. 22, § 3º. Já o pregão é a modalidade de licitação própria para bens e serviços considerados comuns pelo mercado, qualquer que seja o valor estimado, sempre pelo menor preço, sendo a disputa feita em sessão pública por propostas escritas e lances verbais. O pregão possui duas modalidades: presencial e eletrônica. Para atingir os objetivos propostos utilizou-se o método indutivo, com abordagem qualitativa de caráter exploratório, através de um estudo de caso. Como resultados, pode inferir que o Pregão Presencial surge como um aperfeiçoamento do regime de licitações para a Administração Pública, sua operacionalidade é a de um leilão inverso, no qual os licitantes ofertam lances para baixo, propiciando a administração uma melhor compra. Essa nova modalidade garante economicidade nas aquisições de bens e serviços, permite ainda maior agilidade nos processos licitatórios, ao desburocratizar os procedimentos na fase de habilitação, e nas suas etapas posteriores. Denota-se, com base no estudo realizado, que de todas as modalidades de licitação, a modalidade Pregão, efetivamente, veio facilitar a aquisição de bens e serviços na Administração Pública. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |