dc.contributor.advisor | Rampelotto, Elisane Maria | |
dc.creator | Hermes, Simoni Timm | |
dc.date.accessioned | 2016-09-09T14:55:34Z | |
dc.date.available | 2016-09-09T14:55:34Z | |
dc.date.issued | 2009-11-11 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2140 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | Inserting in the studies and discussions about the Environmental Education,
throughout the offered Specialization in Environmental Education course, it was
possible to develop a monograph entitled “Nature and culture in the ‘Nova Escola’
magazine: problematizing representations in the cultural pedagogies”. This study
aims to problematize the relationship between nature and culture produced in the
teachers’ formation. More specifically, the purposes were to identify the
representation of nature and of culture produced in a certain cultural pedagogy,
comprehend the pedagogies published by this cultural instance, as well as,
problematize the relationship between nature and culture, which are spread in the
formation of teachers. To reach these goals, it was chosen the ‘Nova Escola –
Edição especial – “Meio ambiente para preservar” (2003)’ magazine. These
magazine installments “A terra está mesmo doente? (Is the earth really sick?)”, “As
primeiras cidades, o primeiro lixo (The first cities, the first refuse)”, “As fábricas e a
poluição ambiental (The factories and the environmental pollution)”, “Consumo e
desperdício, os pecados das grandes cidades (Consumption and spoilage, the big
cities sins)”, “O homen e a natureza no Brasil (Mankind and the nature in Brazil)”,
“Amazônia e Pantanal, paraísos que podem ser salvos (Amazon rainforest and
Pantanal, paradises that still can be saved)”, “Brasil: a maior potência ecológica do
mundo (Brazil: the biggest ecologic power in the world)”, “Um mundo melhor é
possível (A better world is possible)”, and the poster “Bichos e plantas do Brasil:
riquesas naturais (Brazilian beasts and plants: natural resources)” made it possible to
build four analyses units. During the analysis and discussion of these units, some
tools proposed by Michel Foucault and by other authors related to the cultural studies
and science cultural studies were used, as well as the risk concept by François
Ewald. In the first analysis unit, it was broached about the nature as a holding versus
the nature as paradise based on the discursive nets anthropocentric and biocentric,
which keep the binary and unitary logics. In the second unit, there is the arising of
printed and digital media as an apparatus that produces the truth in the schooling
subjects. In the third, it was remarked publicization of myths about the Environment
Education in schooling spaces. In the last of those four, the cultural pedagogy
effects, related to the Environment Education, were discussed. These units
maximized the checking of Environment Education as a formative experience and
this monograph contribution to this scientific field. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Representações | por |
dc.subject | Pedagogias culturais | por |
dc.title | A natureza e a cultura na revista Nova Escola: problematizando representações nas pedagogias culturais | por |
dc.title.alternative | Nature and culture in the ‘Nova Escola’ magazine: Problematizing representations in the cultural pedagogies | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de São Sepé, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | A inserção nos estudos e discussões da Educação Ambiental, área amplamente
explorada, teorizada e polemizada na contemporaneidade, através do Curso a
Distância de Especialização em Educação Ambiental, do Centro de Ciências Rurais,
da Universidade Federal de Santa Maria, possibilitou a produção da monografia “A
natureza e a cultura na Revista Nova Escola: problematizando representações nas
pedagogias culturais”. Esta investigação balizou-se no seguinte objetivo:
problematizar as relações entre natureza e cultura produzidas na formação de
professores/as nas pedagogias culturais. O mesmo pode ser subdividido nos
seguintes objetivos específicos: identificar as representações da natureza e da
cultura produzidas numa determinada pedagogia cultural; compreender as
pedagogias divulgadas por esta instância cultural; problematizar as relações entre
natureza e cultura veiculadas na formação de professores/as. Para tal, elegeu-se a
Revista Nova Escola – Edição Especial – “Meio ambiente: conhecer para preservar”
(2003) como materialidade discursiva. Os fascículos desta revista “A Terra está
mesmo doente?”, “As primeiras cidades, o primeiro lixo”, “As fábricas e a poluição
ambiental”, “Consumo e desperdício, os pecados das grandes cidades”, “O homem e
a natureza no Brasil”, “Amazônia e Pantanal, paraísos que podem ser salvos”,
“Brasil: a maior potência ecológica do mundo”, “Um mundo melhor é possível” e o
pôster “Bichos e plantas do Brasil: riquezas naturais” possibilitaram constituir quatro
unidades de análise. Na análise e discussão dessas unidades, foram utilizadas
algumas ferramentas da caixa de Michel Foucault, de autores relacionados aos
Estudos Culturais e aos Estudos Culturais das Ciências, bem como a noção de risco
de François Ewald. Na primeira unidade de análise, dissertou-se sobre a natureza
como bem, propriedade versus a natureza paradisíaca, intocável a partir das redes
discursivas antropocêntrica e biocêntrica que mantêm a lógica binária e utilitária. Na
segunda, a mídia impressa e digital apareceu como um mecanismo de produção de
verdades dos sujeitos escolares sobre si mesmos. Na terceira, destacou-se a
divulgação por esta mídia das passagens folclóricas pela Educação Ambiental nos
espaços-tempos escolares. Na última, discutiu-se os efeitos produzidos pela
pedagogia cultural em questão no âmbito da Educação Ambiental. Essas unidades
de análise potencializaram o cruzamento da Educação Ambiental como experiência
formativa e a trama de contribuições desta monografia para esta área de
conhecimento. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |