Experiência e movimento: possíveis desdobramentos para a educação física
Visualizar/ Abrir
Data
2015-03-10Primeiro membro da banca
Fensterseifer, Paulo Evaldo
Segundo membro da banca
Günther, Maria Cecília Camargo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Nesse estudo nos propomos a debater as possíveis relações entre
experiência e movimento, as quais se fazem presentes na área da Educação Física,
tanto no seu campo de estudos e pesquisas, quanto nos seus espaços de
intervenção, como a escola. Nessa perspectiva, objetivamos analisar e discutir as
possibilidades da experiência no movimento, bem como a importância pedagógica
de uma abertura à experiência nos processos de ensino de movimentos nas aulas
de Educação Física. Configuramos essa investigação como uma pesquisa teórica
por entendermos que ela proporciona uma maior liberdade de investigação e
análise, do mesmo modo em que pode nos permitir um embasamento mais
aprofundado sobre os temas em discussão. Com essa proposta metodológica, nos
propomos, inicialmente e em uma perspectiva histórica, a discutir os conceitos e as
diferenças entre experiência e experimento científico. Em seguida, tratamos da
relação experiência-vivência, relacionando-as as mudanças nas formas de
comunicação humanas do período moderno até a atualidade. Ao tratarmos do
movimento humano, problematizamos as suas visões científica/natural e
fenomenológica; e consideramos o movimento técnico esportivo como “pobre em
experiência”. Como possibilidades, discutimos a consideração e a centralidade da
experiência em uma interpretação dialógica do movimento, bem como a partir de um
ensino dialógico-problematizador. Constatamos, ao final, que a experiência aparece
relacionada ao movimento em uma dimensão sensível e que, por isso, ela pode ser
induzida, mas não conduzida nas aulas de Educação Física. Para um ensino aberto
às experiências, as intenções do movimento tornam-se mais importantes que as
formas do movimento, evidenciando, assim, que devemos considerar sempre o ser
humano que se movimenta em sua autenticidade.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: