dc.contributor.advisor | Weber, Liane de Souza | |
dc.creator | Hack, Glauciéli Quevedo Pinheiro | |
dc.date.accessioned | 2016-09-12T11:58:59Z | |
dc.date.available | 2016-09-12T11:58:59Z | |
dc.date.issued | 2010-06-11 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2142 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais , Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This research had as general goal to accompany the practice in Environment Education at the
Municipal School 21 de Abril. The school is located in a rural zone of Panambi-RS, more
precisely in Linha Rincão Fundo, 10 km away from the center of the Municipality. In this
sense, environment values and attitudes of the students taking part in the Projeto Criar will be
investigated, analyzing the main aspects that form the environment basis of the participant
teenagers and identifying what kind of materials can be used and or reused in the making of
new objects in the process of education. Questionnaires were used as a data collecting
method. The research identified the knowledge of the students taking part in the Projeto Criar.
The results obtained along this work show the various current environment factors that are of
concern to mankind, mainly because the natural phenomena are creating a harmony imbalance
between man and environment, generating losses in all ecosystems, to the health of human
beings and to the world economy. Because the human being is more concerned about his
comfort and way of life. The environment problems are left aside or not even recognized.
Therefore Projeto Criar calls the attention of society to a youth that may contribute to a
sustainable environment and that actions like these may bring great social benefits. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Rural | por |
dc.subject | Projeto criar | por |
dc.title | A educação ambiental como veículo de inclusão social na Escola Rural 21 de Abril - Linha Rincão Fundo - Panambi/RS | por |
dc.title.alternative | Environment education as an instrument of Social inclusion at the Rural School 21 de Abril- Linha Rincão Fundo – Panambi/RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Panambi, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD, | por |
dc.description.resumo | O trabalho realizado teve como objetivo geral acompanhar a prática em Educação Ambiental
na Escola Municipal 21 de Abril. A escola está localizada na zona rural de Panambi - RS,
mais precisamente na Linha Rincão Fundo, distante 10 km do centro do município. Neste
sentido se investigaram valores e atitudes ambientais dos alunos participantes do Projeto Criar,
analisando os principais aspectos que formam a base ambiental desses adolescentes e identificando
que tipos de materiais podem ser usados e ou reutilizados na fabricação de novos
objetos nos processos de educação. Como método de coleta de dados utilizou-se questionários.
A pesquisa identificou o conhecimento dos alunos participantes do Projeto Criar. Os resultados
obtidos demonstram os vários fatores ambientais atuais que preocupam a humanidade,
por que os fenômenos naturais desequilibram a harmonia entre o homem e o meio ambiente,
gerando prejuízos em todos os ecossistemas, na saúde dos seres humanos e na economia
mundial. Isso porque o ser humano está mais preocupado com o seu conforto, com o seu modo
de vida. Os problemas ambientais ficam relegados a um segundo plano ou nem são reconhecidos.
Por isso o Projeto Criar chama a atenção da sociedade para uma juventude que possa
contribuir para um meio ambiente sustentável e para que ações como essa possam trazer benefícios sociais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |