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dc.contributor.advisorPeres, Paulo Edelvar Corrêa
dc.creatorHöher, Paula Boos
dc.date.accessioned2016-09-12T12:38:09Z
dc.date.available2016-09-12T12:38:09Z
dc.date.issued2011-12-09
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2143
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe perception we have to the environment can facilitate the understanding of the world in its various forms. This perception is through our five senses, which help to arouse interest in the environment around us and admiration for the natural world. Whatever the reason, when we are deprived of any sense, we naturally increase the capacity of perception in the other four. Currently means deafness as a difference, featuring deaf subjects as belonging to minority language groups, consisting of social, political and culturally different. With this, this work is justified by the extreme importance of providing deaf subjects practical activities that lead them to use their different senses, in order to better understand the natural environment. For the development of this activity was used the “Path the Lake”, located on the Campus of the University UNISINOS, divided into stations. A group of deaf students went through this path. At the end of the activity the students recorded their perceptions of the path in drawings and answering a questionnaire. It can be observed that the deaf subject using all their senses to perceive the environment holistically. For lack of hearing, are more sensitive to the visual, it established relations with the perfect environment. From the results obtained, we can see that the designs of students present significant elements, as well as their concerns, showing a full understanding of the environment.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectTrilhapor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectMeio ambientepor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.titlePercepções de alunos surdos em trilha ecológica com o uso dos diferentes sentidos: uma abordagem da educação ambientalpor
dc.title.alternativeThe perceptions of deaf students in ecological path with the use of different senses: an approach to environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sapiranga, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA percepção que temos perante o ambiente pode facilitar a compreensão do mundo em suas diversas formas. Esta percepção ocorre por meio dos nossos cinco sentidos, os quais ajudam a despertar o interesse pelo ambiente que nos cerca e a admiração pelo mundo natural. Independente do motivo, quando nos é privado algum desses sentidos, passamos naturalmente a aumentar a capacidade de percepção nos outros quatro. Atualmente entende-se a surdez como diferença, caracterizando os sujeitos surdos como pertencentes a grupos linguísticos minoritários, constituídos social, política e culturalmente diferentes. Com isto, justifica-se este trabalho pela extrema importância de proporcionar aos sujeitos surdos atividades práticas que os levem a utilizar seus diferentes sentidos, com o objetivo de melhor perceberem o ambiente natural. Para o desenvolvimento desta atividade, foi utilizada a trilha do Lago, situada dentro do campus da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), dividida em estações. Participaram da trilha um grupo de alunos surdos. Ao final da atividade os alunos registraram suas percepções da trilha em desenhos e respondendo a um questionário. Pode-se observar que o sujeito surdo utiliza todos os seus sentidos para perceber o ambiente de forma integral. Pela falta da audição, são mais sensíveis ao visual, conseguindo estabelecer relações perfeitas com o meio ambiente. A partir dos resultados obtidos, percebemos que os desenhos dos alunos apresentam elementos significativos, bem como suas considerações, evidenciando uma percepção plena do ambiente.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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