Contribuições das tecnologias de informação e comunicação para práticas educativas contemporâneas

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Data
2010-10-16Autor
Hoffmann, Cristiane Tietbohl
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Este trabalho apresenta estudos sobre os avanços tecnológicos que marcam a sociedade contemporânea. Ao permitir aos indivíduos o acesso rápido e fácil à informação e à comunicação, a tecnologia impõe expressivas modificações ao processo educativo, exigindo cada vez mais práticas pedagógicas comprometidas com as transformações sociais. Elaborado a partir de pesquisa qualitativa descritiva, tendo como público alvo professores do Ensino Fundamental da rede pública, o mesmo traça um panorama sobre a utilização do computador e da internet na escola. Através da análise e da compreensão dos dados coletados e de estudos bibliográficos realizados, percebe-se que, apesar de computador e internet serem de grande valia ao processo educativo, sobretudo numa prática educacional inclusiva, modificações consideráveis são necessárias às práticas pedagógicas vigentes. Diferente do que se possa pensar preliminarmente, o computador e internet não são capazes de remodelar a escola tradicional nem pode ser vistos como ferramenta pedagógica capaz de garantir o suporte necessário para a aprendizagem. Para vislumbrar uma prática pedagógica que oportunize o uso efetivo dessas tecnologias para a construção da aprendizagem é preciso à associação de diversos fatores. Entre eles pode-se salientar um planejamento coletivo e criterioso, o engajamento de todos os segmentos envolvidos no processo educativo, a formação do professor para atuar na sociedade contemporânea, além de recursos humanos e metodológicos para. Assim, o computador e todos os seus recursos são aliados importantes que, se inseridos nessa prática pedagógica renovada, podem ter especial relevância para sucesso da escola na formação do sujeito da sociedade contemporânea.