Análise da formação de preço de venda em um restaurante
Resumen
O presente estudo é retratado em um restaurante onde a empresa tem dificuldade em mensurar
o custo do buffet, seu principal produto. Isso impede que uma decisão fundamentada
quantitativamente acerca do seu preço seja tomada. Assim, os proprietários definiram o preço
de venda de R$110,00 sem realizar uma análise de custos e de demanda. Durante alguns
períodos também foi utilizado preço promocional de R$99,00 (segundas e terças-feiras), a fim
de melhorar a lucratividade do produto, porém não havia certeza da eficácia desta ação. Visando
otimizar a prática realizada na empresa, o objetivo desta pesquisa foi identificar quais dias da
semana devem utilizar preço promocional do buffet e quais devem manter o preço regular, por
meio de um estudo de caso de natureza aplicada, descritiva e quantitativa. O custo do buffet foi
calculado com base nos custos de matéria-prima, custos fixos e impostos, permitindo conhecer
sua margem de lucro diferenciada por preço e dia da semana. Em seguida foi analisado o
desempenho do buffet em dias sem e com promoção em relação a demanda, percentual do buffet
no faturamento, custos e margem de lucro. Posteriormente, esses parâmetros foram comparados
e por último foi previsto o comportamento do buffet com preço promocional em dias sem
histórico de promoção. Por fim, as análises resultaram que de domingo à quinta-feira deve ser
adotado preço promocional de R$99,00 e nas sextas-feiras e sábados deve-se manter o buffet
por R$110,00. Sob a perspectiva acadêmica de precificação, custos e demanda, foi possível
obter resultados positivos financeiramente à empresa.