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dc.contributor.advisorMüller, Felipe Martins
dc.creatorWendt, João Francisco Mozzaquatro
dc.date.accessioned2021-07-15T14:03:03Z
dc.date.available2021-07-15T14:03:03Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21468
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe increasing competitiveness requires more operational efficiency and rationalization of the employed resources. In this context, the use of engineering tools is essential for companies to maximize their profits and ensure their survival. One of the industrial engineering area responsible for this optimization is Operations Research. Within this area is inserted the problem of direct marketing with product offer, which aims to maximize the profit of the organizations through a mathematical model in which m products have to be offered to n clients, given the budget, costs and minimum and maximum offers constraints. This study purposes to solve the problem of direct marketing with product offering through exact methods. The research method is through mathematical modeling and operational research approach. Standard instances available in the literature were used to solve the problem. The main result of this work is the solution values found and execution times of the problem, which have obtained significant results and allow to conclude that all instances of the problem can be solved through exact methods. It is also relevant the work’s contribution to companies that seek to optimize their decision-making based on data, thus increasing its effectiveness.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPesquisa operacionalpor
dc.subjectMétodos exatospor
dc.subjectProblema de marketing diretopor
dc.subjectOperations researcheng
dc.subjectExact methodseng
dc.subjectDirect marketing problemeng
dc.titleUtilização de métodos exatos para a resolução do problema de marketing direto com oferta de produtospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.description.resumoO crescente aumento da competitividade exige cada vez mais uma maior eficiência operacional e racionalização dos recursos empregados. Neste contexto, o emprego de ferramentas de engenharia é essencial para que as empresas maximizem seus lucros e garantam sua sobrevivência. Uma das áreas da engenharia de produção responsáveis por essa otimização é a Pesquisa Operacional. Dentro desta área está inserido o problema de marketing direto com oferta de produtos, que visa maximizar o lucro das organizações através de um modelo matemático em que se tenham m produtos a serem ofertados a n clientes, dadas as restrições de orçamento, custos e quantidades mínimas e máximas de ofertas. Este estudo tem por objetivo resolver o problema de marketing direto com oferta de produtos através de métodos exatos. O método de pesquisa se dá através da modelagem matemática e abordagem de pesquisa operacional. Para a resolução do problema foram utilizadas instâncias padrão disponíveis na literatura. O principal resultado deste trabalho são os valores solução encontrados e tempos de execução do problema, que obtiveram resultados significativos e permitem concluir que todas as instâncias do problema são solucionáveis através de métodos exatos. É também relevante a contribuição do trabalho para as empresas que buscam otimizar a sua tomada de decisão baseadas em dados, aumentando assim sua eficácia.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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