dc.contributor.advisor | Müller, Felipe Martins | |
dc.creator | Wendt, João Francisco Mozzaquatro | |
dc.date.accessioned | 2021-07-15T14:03:03Z | |
dc.date.available | 2021-07-15T14:03:03Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.date.submitted | 2018 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21468 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2018. | por |
dc.description.abstract | The increasing competitiveness requires more operational efficiency and rationalization of the
employed resources. In this context, the use of engineering tools is essential for companies to
maximize their profits and ensure their survival. One of the industrial engineering area
responsible for this optimization is Operations Research. Within this area is inserted the
problem of direct marketing with product offer, which aims to maximize the profit of the
organizations through a mathematical model in which m products have to be offered to n
clients, given the budget, costs and minimum and maximum offers constraints. This study
purposes to solve the problem of direct marketing with product offering through exact methods.
The research method is through mathematical modeling and operational research approach.
Standard instances available in the literature were used to solve the problem. The main result
of this work is the solution values found and execution times of the problem, which have
obtained significant results and allow to conclude that all instances of the problem can be
solved through exact methods. It is also relevant the work’s contribution to companies that
seek to optimize their decision-making based on data, thus increasing its effectiveness. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Pesquisa operacional | por |
dc.subject | Métodos exatos | por |
dc.subject | Problema de marketing direto | por |
dc.subject | Operations research | eng |
dc.subject | Exact methods | eng |
dc.subject | Direct marketing problem | eng |
dc.title | Utilização de métodos exatos para a resolução do problema de marketing direto com oferta de produtos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.description.resumo | O crescente aumento da competitividade exige cada vez mais uma maior eficiência
operacional e racionalização dos recursos empregados. Neste contexto, o emprego de
ferramentas de engenharia é essencial para que as empresas maximizem seus lucros e
garantam sua sobrevivência. Uma das áreas da engenharia de produção responsáveis por
essa otimização é a Pesquisa Operacional. Dentro desta área está inserido o problema de
marketing direto com oferta de produtos, que visa maximizar o lucro das organizações através
de um modelo matemático em que se tenham m produtos a serem ofertados a n clientes,
dadas as restrições de orçamento, custos e quantidades mínimas e máximas de ofertas. Este
estudo tem por objetivo resolver o problema de marketing direto com oferta de produtos
através de métodos exatos. O método de pesquisa se dá através da modelagem matemática
e abordagem de pesquisa operacional. Para a resolução do problema foram utilizadas
instâncias padrão disponíveis na literatura. O principal resultado deste trabalho são os valores
solução encontrados e tempos de execução do problema, que obtiveram resultados
significativos e permitem concluir que todas as instâncias do problema são solucionáveis
através de métodos exatos. É também relevante a contribuição do trabalho para as empresas
que buscam otimizar a sua tomada de decisão baseadas em dados, aumentando assim sua
eficácia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |