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dc.contributor.advisorMansilha, Márcio Burger
dc.creatorTeixeira, Pietro Maxwell
dc.date.accessioned2021-07-15T14:03:24Z
dc.date.available2021-07-15T14:03:24Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21469
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe Six Sigma method is a management strategy that allows the improvement of processes that, using statistical measurements and analysis, allows leverage both the quality of processes and the profitability of the company. The present work seeks to analyze the sigma level of micro enterprise located in the central region of Santa Maria-RS using the Six Sigma methodology. The initial motivation was to introduce the business owners to the six sigma methodology and raise the question: what would be the current process level of the business and if the finished parts are meeting customer-specified specifications? Thus, the objective is to clarify to owners the level of product compliance, the process sigma level and, if necessary, the proposed improvements. In this way, the project followed the first three steps of DMAIC (define, measure, analyze) in order to find out the company's sigma level and whether products are meeting customer specifications, and thereby suggest improvements to the head of production. . The steps to implement and control aside were not used due to the fact that the implementation and control are not the focus of the work and also because of the time and the need for more resources to be properly applied. The work used tools used in the six sigma methodology and statistical analysis, such as the SIPOC flowchart (supplier, inputs, process, outputs, customer), data repeatability and reproducibility analysis, measurement amplitude, normality graphs of the collected data and, sigma level of the process, all analyzed with the aid of Minitab statistical software. As a result, the company's 0.83 sigma level and 13 non-conforming parts were discovered, which would cause major disruption to both the company and the customer, but already achieving positive results as non-standard parts could be reworked. before being sent to the client, and also considering suggestions for possible process improvements so that future errors can be avoided. Thus, with the results it was perceived by the owners that only by the first three stages of DMAIC used in the six sigma methodology is it possible to obtain great results for the company.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDMAICpor
dc.subjectMediçãopor
dc.subjectProcessopor
dc.subjectSeis sigmapor
dc.subjectSIPOCpor
dc.subjectDMAICeng
dc.subjectMeasureseng
dc.subjectProcesseng
dc.subjectSix sigmaeng
dc.subjectSIPOCeng
dc.titleAnálise de nível sigma pelo software Minitab fazendo uso das etapas definir, medir e analisar da ferramenta Dmaic em uma empresa do ramo metalomecânicopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.description.resumoO método Seis Sigma é uma estratégia de gestão a qual permite o aprimoramento dos processos que, fazendo uso de medições e análises estatísticas, possibilita alavancar tanto a qualidade dos processos quanto a lucratividade da empresa. O presente trabalho busca analisar o nível sigma de microempresa situada na região central de Santa Maria-RS fazendo uso da metodologia Seis Sigma. A motivação inicial foi apresentar aos proprietários da empresa a metodologia seis sigma e gerar o questionamento: qual seria o nível do processo atual da empresa e, se as peças acabadas estão atendendo as especificações determinadas pelo cliente? Assim, o objetivo é elucidar aos proprietários o nível de conformidade dos produtos, o nível sigma do processo e, se necessário, a proposta de melhorias. Desta maneira, o projeto seguiu as três primeiras etapas do DMAIC (definir, medir, analisar) com o objetivo de descobrir o nível sigma da empresa e se os produtos estão atendendo as especificações do cliente, e com isto sugerir melhorias junto ao chefe de produção. Não se utilizou as etapas implementar e controlar de lado pelo fato de a implantação e controle não serem o foco do trabalho e, também, em razão do tempo e da necessidade de mais recursos para serem devidamente aplicados. O trabalho usou ferramentas utilizadas na metodologia seis sigma e de analise estatística, como o fluxograma SIPOC (supplier, inputs, process, outputs, customer), análise de repetibilidade e reprodutibilidade de dados, amplitude das medições, gráficos de normalidade dos dados coletados e, nível sigma do processo, todos analisado com o auxílio do software estatístico Minitab. Por consequente, foi descoberto nível sigma de 0,83 da empresa e 13 peças fora das conformidades especificadas pelo cliente, o que ocasionaria grande transtorno tanto para a empresa quanto para o cliente, mas já obtendo resultados positivos pois peças fora dos padrões poderiam ser retrabalhadas antes de serem enviadas ao cliente e, ainda, considerando as sugestões de possíveis melhorias no processo para que futuros erros sejam evitados. Assim, com os resultados foi percebido pelos proprietários que somente pelas três primeiras etapas do DMAIC utilizadas na metodologia seis sigma já é possível obter grandes resultados para a empresa.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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