Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRabenschlag, Denis Rasquin
dc.creatorSouza, Laura Cioccari de
dc.date.accessioned2021-07-15T14:03:46Z
dc.date.available2021-07-15T14:03:46Z
dc.date.issued2018
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21471
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Produção, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe new entrepreneur inexperience may be a risk factor when inserts itself in the market. That risk could be minimized when joining a franchise that already is organized and consolidated in the mart. The objective of this study is, by building a strategic planning and making a scenario’s analysis, propose a franchising model to a small business from the retail sector. The methodology used is a descriptive exploratory research of applied nature and mixed approach. To acomplish that objective, a SWOT matrix were used and economic viability methods, like internal rate of return (IRR) and payback to evaluate the current scenario where the enterprise is insert and its variations. The results and conclusion were discussed and compared with each other, using a comparative board. The data presents two of three scenarios as attractive to the future investor.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectViabilidade econômicapor
dc.subjectFranchisingpor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectEconomic viabilityeng
dc.subjectFranchisingeng
dc.subjectEntrepreunershipeng
dc.titleAnálise de cenários de modelo de franquia de pequeno portepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.description.resumoA inexperiência à qual o empreendedor pode estar sujeito pode tornar-se um fator de risco ao iniciar um negócio. Tal risco pode ser minimizado ao aderir um modelo de franquia, já estruturado e consolidado no mercado. Este trabalho objetivou, a partir da elaboração de um planejamento estratégico e de uma análise de cenários, propor um modelo de franquia à uma empresa de pequeno porte do setor varejista. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva de natureza aplicada e abordagem mista. Para cumprir tal objetivo, utilizou-se de uma matriz SWOT e métodos de análise econômica, como taxa interna de retorno (TIR), valor presente líquido (VPL) e payback para avaliar o cenário ao qual o empreendimento está inserido e suas possíveis variações. Os resultados e conclusões foram discutidos e comparados entre si, por meio de um quadro comparativo que apresentam dois, dos três cenários avaliados, como atrativos ao futuro investidor.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples