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dc.contributor.advisorRoos, Cristiano
dc.creatorAndrade, Eva Jaqueline de
dc.date.accessioned2021-07-15T14:04:53Z
dc.date.available2021-07-15T14:04:53Z
dc.date.issued2019
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21475
dc.description.abstractThe adhesion to electric vehicle has becoming unstoppable. It is therefore up to each country to adapt and invest in adequate infrastructure, such as charging stations, which is the essential item to accelerate the spread of vehicles. Against this background, the objective of the present work is to analyze economic viability of installing a fast charging station for battery and hybrid electric vehicles. The study was conducted for the installation of a post on the inside of the Federal University of Santa Maria. In order to achieve this objective, information was collected from nine level III quick recharge stations, which can recharge 80% of a vehicle's battery in approximately 30 minutes. Therefore, 54 scenarios were defined involving the selected models, the current tariff flags and the equipment operating hours. The Economic Engineering method used was the Equivalent Uniform Annual Cost (EUAC) together with the determination of the value of R$/kWh consumed of each model. The results obtained were the maximum EUAC of R $ 286.676,33, with the maximum values of R $/kWh obtained from R $ 2,21 and R$/kWh minimum of R $ 0,99. In conclusion, the most viable model resulted in the EVlink Parking Wall model with a EUAC of R $ 39.767,51.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEngenharia econômicapor
dc.subjectPostos de recargapor
dc.subjectVeículo elétricopor
dc.subjectEconomic engineeringeng
dc.subjectRecharging stationseng
dc.subjectElectric vehicleeng
dc.titleEngenharia econômica: aplicação em um posto de recarga rápida de veículos elétricospor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.description.resumoA adesão ao veículo elétrico vem tornando-se irrefreável, logo cabe a cada país se adaptar e investir em infraestrutura adequada, como por exemplo, postos de recarga, sendo este o item essencial para acelerar a disseminação dos veículos. Mediante esse panorama, o objetivo do presente trabalho é analisar a viabilidade econômica de instalação de um posto de recarga rápida de veículos elétricos. O estudo foi realizado para a instalação de um posto nas dependências da Universidade Federal de Santa Maria. Para realizar o objetivo, foram coletadas informações e dados referentes a nove postos de recarga rápida (nível III), os quais possuem capacidade de recarregar 80% da bateria de um veículo em aproximadamente 30 minutos. Em conseguinte, foram definidos 54 cenários envolvendo os modelos selecionados, as bandeiras tarifárias de energia elétrica e os horários de funcionamento dos equipamentos. O método de Engenharia Econômica utilizado foi o Custo Anual Uniforme Equivalente (CAUE) juntamente com a determinação do valor do R$/kWh consumido de cada modelo. Os resultados obtidos foram o CAUE máximo de R$ 286.676,33, com os valores máximos de R$/kWh obtidos de R$ 2,21 e R$/kWh mínimo de R$ 0,99. Concluindo-se que o modelo mais viável resultou no modelo EVlink Parking Wall com um CAUE de R$ 39.767,51.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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