Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGuareschi, Taís
dc.creatorHepp, Vera Enilda Pautz
dc.date.accessioned2016-09-12T14:24:21Z
dc.date.available2016-09-12T14:24:21Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2148
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso de inclusãopor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectDéficit cognitivopor
dc.titleA escola e a inclusãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Pelotas, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoO sujeito com déficit cognitivo foi percebido de diferentes maneiras no decorrer da história. Alguns eram até mesmo sacrificados ou tidos como possuídos por demônios. Com o passar do tempo à pessoa com déficit cognitivo passa, lentamente, a ser valorizada. Surgem então os movimentos pela inclusão, movimento em que a visão negativa sobre as pessoas com deficiência começa a mudar, e elas passam a ser vistas como sujeitos capazes que pertencem a sociedade. Nas escolas inicia-se a prática da inclusão dos alunos com deficiência, sendo que em uma escola inclusiva busca-se educar na diversidade, valorizando as diferenças. Este trabalho realizado em uma escola publica de Pelotas-RS, teve por objetivo analisar as opiniões de professores acerca da inclusão de alunos com déficit cognitivo. Foram entrevistados seis professores da escola. Na análise dos dados foi possível perceber que há certa insegurança por parte dos sujeitos participantes da pesquisa em relação à inclusão dos alunos com déficit cognitivo. Apesar dessa insegurança esses sujeitos apontam os benefícios da inclusão e evidenciam que apostam na capacidade de aprender desses alunos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples