Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Maristela da Silva
dc.creatorBrasil, Vinicius de Moraes
dc.date.accessioned2014-05-02T12:38:20Z
dc.date.available2014-05-02T12:38:20Z
dc.date.issued2012-03
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/214
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Movimento Humano, Sociedade e Cultura, RS, 2012.por
dc.description.abstractThis study presents the intention of collaborating with two important themes in current Brazilian situation, education and social movements within the specific field of Physical Education. We are proposing to understand the educational reality and consequently the EF in our country, trying to analyze how the Student Movement of Physical Education has contributed over the years to defend a conception of pedagogical practice for the area. This monographic study we aim to analyze the process of construction, from the social struggle, the design of pedagogic practice advocated by the EFSF, as well as identify the role historically assumed that the EFSM in the debate on the design of pedagogical practice in education physics. We chose to analyze the contract discussions by EFSM built since the year 1993, which have the function of socializing in the theoretical accumulation of motion around several themes, such as sports, health, human development, the general economic situation, being that for us to analyze the central debate in the fourteen books of the debates is human, to establish connections and relationships between positions exposed by the movement and the current proposed degree enlarged defended the EFSM. For this established three chapters that give us the support to understand the general plan of capitalist society from the categories Work and Education, in particular plane Social Movements and Student Movement Physical Education, and unique plan EFSM and pedagogical practice.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectMovimento estudantilpor
dc.subjectMovimentos sociaispor
dc.subjectPrática pedagógicapor
dc.titleO MEEF e a construção de uma concepção de prática pedagógica: uma análise a partir dos cadernos de debatespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationMovimento Humano, Sociedade e Culturapor
dc.description.resumoEste estudo apresenta a intenção de colaborar com duas temáticas importantes na atual conjuntura brasileira, a educação e os movimentos sociais, dentro da especificidade do campo da Educação Física. Estamos nos propondo a compreender a realidade educacional e consequentemente da EF em nosso país, buscando analisar de que forma o Movimento Estudantil da Educação Física vem contribuindo ao longo dos anos com a defesa de uma concepção de prática pedagógica para a área. Neste estudo monográfico temos como objetivo analisar o processo de construção, a partir da luta social, da concepção de prática pedagógica defendida pelo MEEF, assim como, identificar o papel que o MEEF historicamente assumiu no debate sobre a concepção de prática pedagógica na área da educação Física. Optamos por analisar os cadernos de debates construídos pelo MEEF desde o ano de 1993, os quais têm como função socializar no plano teórico o acúmulo do movimento em torno de diversas temáticas, como o esporte, a saúde, a formação humana, a conjuntura geral, sendo que para nós o debate central que analisaremos nos quatorze cadernos de debates é o da formação humana, visando estabelecer nexos e relações entre as posições expostas pelo movimento e a atual proposta de licenciatura ampliada defendida pelo MEEF. Para isto estabelecemos três capítulos que nos dão o suporte para compreender o plano geral da sociedade capitalista a partir das categorias Trabalho e Educação, no plano particular Movimentos Sociais e Movimento Estudantil de Educação Física, e no plano singular MEEF e prática pedagógica.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples