dc.creator | Hoffmann, Celina Franco | |
dc.date.accessioned | 2021-07-15T18:25:24Z | |
dc.date.available | 2021-07-15T18:25:24Z | |
dc.date.issued | 2015-01-14 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21508 | |
dc.description.abstract | The teaching of the work context of university teaching is complex and multidimensional,
which coexist demands permeated by dimensions of social, political and economic. The
reconfiguration of the working world permeated by the changes brought about by
globalization and information revolution has generated extensive discussion about the
intensification of intellectual work, which lead to a new paradigm of production and
consumption of knowledge. Recent research has associated questions about the precariousness
of work and the productivism culture as important factors for the disease in the context of
university teaching. However, there are few studies that deal with the triad work / health /
disease to investigate realities of different scenarios, in terms of legislation, culture, and
economy, as an emerging country like Brazil and other developed as Portugal. Therefore, this
thesis aims to analyze the critical indicators of disease in the university teaching job
dimensions in the context of a Brazilian IES (UFSM) and another Portuguese (ULISBOA).
This research can be classified as study explanatory case, the research strategy is the
comparative character. Data collection occurred through the tool provided by google drive,
which allowed the questionnaire was sent directly to teachers belonging to the UFSM and
ULISBOA. In addition to the data related to social and professional profiles were applied
scales belonging to the inventory of work and ITRA disease risk. We obtained 326 responses,
with 251 teachers UFSM and 75 of ULISBOA teachers. The results are surprising in that it
reflects a scenario that combines elements similar to the two universities, among them stands
out the evaluation in severe level of the corresponding factor to cognitive cost, which suggests
that, in both contexts, the overhead cognitive given by intensifying work transcends aspects
locally contextualized. At the same time, the results show worst reality of the teachers
participating ULISBOA due to reviews in critical or serious level given to most factors. In
that matches the analyzes for UFSM, there is the existence of significant discrepancy between
men and women, with regard to perceptions of work-related factors measured at ITRA, being
the predominant factor for gender differences indicated with unfavorable to reality women's. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Psicodinâmica do trabalho | por |
dc.subject | Adoecimento no magistério superior | por |
dc.subject | Inventário sobre trabalho e riscos de adoecimento | por |
dc.subject | Psychodynamics of work | eng |
dc.subject | Illness in university teaching | eng |
dc.subject | Inventory of work and risks of illness | eng |
dc.title | Fatores e indicadores críticos para o adoecimento no magistério superior | por |
dc.title.alternative | Factors and indcadores critical for teaching in higher illness | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O contexto de trabalho do docente do magistério superior é complexo e multidimensional, no
qual coexistem demandas permeadas por dimensões de cunho social, político e econômico. A
reconfiguração do mundo do trabalho permeada pelas mudanças trazidas pela globalização e
revolução informacional tem gerado ampla discussão a cerca da intensificação do trabalho
intelectual, que levam a um novo paradigma de produção e consumo do conhecimento.
Pesquisas recentes têm associado questões sobre a precarização do trabalho e a cultura do
produtivismo como fatores preponderantes para o adoecimento no âmbito do magistério
superior. No entanto, faltam estudos que tratem da tríade trabalho/saúde/doença que
investiguem realidades entre cenários distintos, em termos de legislação, cultura, e economia,
como de um país emergente como o Brasil e outro desenvolvido como Portugal. Diante disso,
a presente dissertação tem como objetivo analisar os indicadores críticos de adoecimento nas
dimensões do trabalho do magistério superior nos contextos de uma IES brasileira (UFSM) e
outra portuguesa (ULISBOA). Esta pesquisa pode ser classificada como estudo de caso
explanatório, cuja estratégia de pesquisa é de caráter comparativo. A coleta de dados ocorreu
por meio da ferramenta disponibilizada pelo google drive, que permitiu o envio do
questionário diretamente aos docentes pertencentes à UFSM e ULISBOA. Além dos dados
relacionados ao perfil social e profissional foram aplicadas as escalas pertencentes ao
inventário sobre trabalho e riscos de adoecimento ITRA. Foram obtidos 326 questionários
respondidos, sendo 251 de docentes da UFSM e 75 de docentes da ULISBOA. Os resultados
surpreendem, na medida em que refletem um cenário que mescla elementos semelhantes às
duas universidades, dentre eles destaca-se a avaliação em nível grave do fator correspondente
ao custo cognitivo, o que leva a crer que, em ambos os contextos, a sobrecarga cognitiva dada
pela intensificação do trabalho transcende os aspectos localmente contextualizados. E, ao
mesmo tempo, os resultados denotam realidade mais desfavorável aos docentes participantes
da ULISBOA, devido às avaliações em nível crítico ou grave dada à maioria dos fatores. No
que condiz às análises referentes à UFSM, destaca-se a existência de considerável
discrepância entre homens e mulheres, no que se refere às percepções dos fatores relacionados
ao trabalho mensurados pelo ITRA, sendo o fator gênero preponderante para as diferenças
apontadas com realidade desfavorável às mulheres. | por |
dc.contributor.advisor1 | Zanini, Roselaine Ruviaro | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4332331006565656 | por |
dc.contributor.referee1 | Vicini, Lorena | |
dc.contributor.referee2 | Traverso, Luciana Davi | |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Engenharia de Produção | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |