dc.contributor.advisor | Dutra, Claudio Emelson Guimarains | |
dc.creator | Henriques, Salete Terezinha Santos | |
dc.date.accessioned | 2016-09-12T15:10:30Z | |
dc.date.available | 2016-09-12T15:10:30Z | |
dc.date.issued | 2005-03-16 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2150 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This work is about the importance of the manager’s character (director) in
the teaching process and learning, searching the improvement and the
quality of the education. It is about a research of field of qualitative search
that objectified to investigate which the perception that the directors and
teachers possess concerning the manager’s character (director) in the
pedagogic process. They were participants of that research the directors and
active teachers in the Municipal Schools of Fundamental Teaching, initial
series, of the urban zone of the municipal district of Caçapava of the South
– RS. The data were collected individually, through research, with a
questionnaire on the director’s charanger in relation to the pedagogic
process of each school, in agreement with the information obtained in the
bibliographical research, embased of the theoritical referencial. The
research introduces the directors’ conceptions and teachers regarding the
directors’ influence in the success of the pupil’s learning, the director’s
character and the director’s contributions and teachers in the learning
process and it analyzes the importance attributed by the teachers to the
director’s person. The obtained results showed that the directors are tryng
to participate actively of the pedagogic process, seeking the progress in the
knowledge contruction of the educating. It was ended that the director’s
contribution is had as fundamental for the teachers in the teaching and in
the its students’ learning, and it fits to the managers to facilitate and to
promote the quality of teaching of their schools. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Aluno | por |
dc.subject | Incentivo à leitura | por |
dc.subject | Diretor de escola | por |
dc.subject | Gestores | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.title | A influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do aluno | por |
dc.title.alternative | The manager’s influence (director) in the success of the pupil’s learning | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este trabalho trata da importância do papel do gestor (diretor) no processo
de ensino-aprendizagem, buscando a melhoria e a qualidade da educação.
Trata de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa que objetivou
investigar qual a percepção que os diretores e professores possuem acerca
do papel do gestor (diretor) no processo pedagógico. Foram participantes
dessa pesquisa os diretores e professores atuantes nas Escolas Municipais
de Ensino Fundamental, séries iniciais, da zona urbana do município de
Caçapava do Sul - RS. Os dados foram coletados individualmente através
de pesquisa, com um questionário sobre o papel do diretor em relação ao
processo pedagógico de cada escola, de acordo com as informações obtidas
na pesquisa bibliográfica, embasadora do referencial teórico. A pesquisa
apresenta as concepções dos diretores e professores a respeito da influência
do diretor no sucesso da aprendizagem do aluno, o papel do diretor e as
contribuições dos diretores e professores no processo de aprendizagem e
analisa a importância atribuída pelos professores a pessoa do diretor. Os
resultados obtidos mostraram que os diretores estão procurando participar
ativamente do processo pedagógico, visando o progresso na construção de
conhecimento do educando. Concluí-se que, a contribuição do diretor é tida
como fundamental para os professores no ensino e na aprendizagem de
seus alunos e cabe aos gestores facilitar e promover a qualidade de ensino
de suas escolas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |