Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDutra, Claudio Emelson Guimarains
dc.creatorHenriques, Salete Terezinha Santos
dc.date.accessioned2016-09-12T15:10:30Z
dc.date.available2016-09-12T15:10:30Z
dc.date.issued2005-03-16
dc.date.submitted2005
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2150
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005.por
dc.description.abstractThis work is about the importance of the manager’s character (director) in the teaching process and learning, searching the improvement and the quality of the education. It is about a research of field of qualitative search that objectified to investigate which the perception that the directors and teachers possess concerning the manager’s character (director) in the pedagogic process. They were participants of that research the directors and active teachers in the Municipal Schools of Fundamental Teaching, initial series, of the urban zone of the municipal district of Caçapava of the South – RS. The data were collected individually, through research, with a questionnaire on the director’s charanger in relation to the pedagogic process of each school, in agreement with the information obtained in the bibliographical research, embased of the theoritical referencial. The research introduces the directors’ conceptions and teachers regarding the directors’ influence in the success of the pupil’s learning, the director’s character and the director’s contributions and teachers in the learning process and it analyzes the importance attributed by the teachers to the director’s person. The obtained results showed that the directors are tryng to participate actively of the pedagogic process, seeking the progress in the knowledge contruction of the educating. It was ended that the director’s contribution is had as fundamental for the teachers in the teaching and in the its students’ learning, and it fits to the managers to facilitate and to promote the quality of teaching of their schools.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAlunopor
dc.subjectIncentivo à leiturapor
dc.subjectDiretor de escolapor
dc.subjectGestorespor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleA influência do gestor (diretor) no sucesso da aprendizagem do alunopor
dc.title.alternativeThe manager’s influence (director) in the success of the pupil’s learningeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho trata da importância do papel do gestor (diretor) no processo de ensino-aprendizagem, buscando a melhoria e a qualidade da educação. Trata de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa que objetivou investigar qual a percepção que os diretores e professores possuem acerca do papel do gestor (diretor) no processo pedagógico. Foram participantes dessa pesquisa os diretores e professores atuantes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental, séries iniciais, da zona urbana do município de Caçapava do Sul - RS. Os dados foram coletados individualmente através de pesquisa, com um questionário sobre o papel do diretor em relação ao processo pedagógico de cada escola, de acordo com as informações obtidas na pesquisa bibliográfica, embasadora do referencial teórico. A pesquisa apresenta as concepções dos diretores e professores a respeito da influência do diretor no sucesso da aprendizagem do aluno, o papel do diretor e as contribuições dos diretores e professores no processo de aprendizagem e analisa a importância atribuída pelos professores a pessoa do diretor. Os resultados obtidos mostraram que os diretores estão procurando participar ativamente do processo pedagógico, visando o progresso na construção de conhecimento do educando. Concluí-se que, a contribuição do diretor é tida como fundamental para os professores no ensino e na aprendizagem de seus alunos e cabe aos gestores facilitar e promover a qualidade de ensino de suas escolas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples