dc.contributor.advisor | Leal, Marta Lizandra do Rêgo | |
dc.creator | Costa, Franciely Alves | |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T17:00:49Z | |
dc.date.available | 2021-07-21T17:00:49Z | |
dc.date.issued | 2020-02-28 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21541 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Residência em Área Profissional de Saúde - Medicina Veterinária: Clínica de Grandes Animais, RS, 2020. | por |
dc.description.abstract | Public Health in Brazil went through several modifications until it became what we know today as SUS (Unified Health System). Among all these changes, we highlight the insertion of the Veterinary Doctor, included in the Extended Family Health Center, in 2011, to assist in disease prevention and health promotion, especially in actions involving the field of Veterinary Medicine. The project aimed to assess the knowledge and interest in working in Public Health, of the resident Veterinary Doctor at the Federal University of Santa Maria - RS, in addition to their participation and involvement, during the discipline of interface with health in the actions of the Health Program. Health at School. For this, a questionnaire was applied to first and second year residents and professionals with completed residency, with qualitative questions about public health and PSE. With this study it was possible to conclude that undergraduate students of Veterinary Medicine graduate little prepared to work in public health and arrive at the residence with reduced interest and without knowing how to develop public health and PSE actions. The UFSM residency program has collaborated positively through the interface with health, modifying the resident's thinking by providing greater knowledge and involvement in health promotion actions. However, with regard to participation in the PSE, greater coordination and planning is necessary. of the actions to be carried out together with the multiprofessional team, mainly actions in the veterinary field, such as training on zoonoses, health and environmental education, guidance on population control and responsible ownership of animals.. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Médico veterinário | por |
dc.subject | NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) | por |
dc.subject | SUS (Sistema Único de Saúde) | por |
dc.subject | Saúde pública | por |
dc.subject | Veterinarian | eng |
dc.subject | Public health | eng |
dc.title | Atuação dos residentes de medicina veterinária no programa saúde na escola no município de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Action of residents in veterinary medicine in the school health program in Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Residência em Área Profissional de Saúde - Medicina Veterinária: Clínica de Grandes Animais | por |
dc.description.resumo | A Saúde Pública no Brasil passou por diversas modificações até se tornar o que conhecemos hoje como SUS (Sistema Único de Saúde). Dentre todas essas mudanças destaca-se a inserção do Médico Veterinário, incluído no Núcleo Ampliado de Saúde da Família, em 2011, para auxiliar na prevenção de doenças e na promoção da saúde, especialmente nas ações que envolvem o campo de atuação da Medicina Veterinária. O projeto teve por objetivo avaliar o conhecimento e o interesse em atuar na Saúde Pública, do Médico Veterinário residente da Universidade Federal de Santa Maria – RS, além de sua participação e envolvimento, durante a disciplina de interface com a saúde nas ações do Programa de Saúde na Escola. Para isso, foi aplicado um questionário aos residentes do primeiro ano e segundo ano e profissionais com residência concluída, com perguntas qualitativas sobre saúde pública e PSE. Com este estudo pôde-se concluir que alunos de graduação de Medicina Veterinária formam-se pouco preparados para atuar na saúde pública e chegam na residência com interesse reduzido e sem saber desenvolver as ações de saúde pública e PSE. O programa de residência da UFSM tem colaborado positivamente através da interface com a saúde, modificando o pensamento do residente por propiciar maior conhecimento e envolvimento nas ações de promoção à Saúde. Porém no que diz respeito a participação no PSE, é necessário maior coordenação e planejamento das ações a serem executadas junto com a equipe multiprofissional, principalmente as ações do campo da veterinária, como capacitação sobre zoonoses, educação sanitária e ambiental, orientação sobre o controle populacional e posse responsável dos animais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::MEDICINA VETERINARIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |