Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorrea, Aruna Noal
dc.creatorNascimento, Taísa Oliveira
dc.date.accessioned2021-07-21T18:17:04Z
dc.date.available2021-07-21T18:17:04Z
dc.date.issued2021-02-12
dc.date.submitted2021-02-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21548
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectRelação família-escolapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleA influência da família na aprendizagem da criança no primeiro ano do ensino fundamental em ano de pandemiapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationPedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso integraliza oficialmente, como requisito final, a graduação no curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. A pesquisa foi desenvolvida com foco central nas reflexões acerca da perspectiva de uma família sobre sua influência para as aprendizagens da criança no primeiro ano do Ensino Fundamental, em especial, demarcado por diversas situações circundantes e provenientes de um ano de pandemia. Os elementos que se destacam para justificar esse estudo, além de minha trajetória de escolarização, está o momento histórico-social que vivemos ao longo do ano de 2020 e início de 2021, tornando ainda mais fundamental e necessário compreender a relação entre família e escola e entender um pouco mais acerca da perspectiva de uma família para com o processo educacional que foi proposto/efetivado ao longo do peculiar ano escolar. No desenvolvimento deste trabalho, algumas questões foram reunidas na centralidade de um problema de pesquisa: Como a família percebe/percebeu a sua influência na aprendizagem da criança ao longo do ano escolar de 2020? Trata-se de uma pesquisa referente às ciências humanas, de abordagem qualitativa, escolhida a fim de tratar com prioridade e propriedade as especificidades deste contexto família-escola. Buscou-se alcançar os referidos objetivos através do levantamento de estudos bibliográficos e de entrevista realizada com uma família de criança no primeiro ano do Ensino Fundamental matriculada em escola da rede municipal do município de Santa Maria/RS. Assim, o material coletado na entrevista foi estudado através de análise a posteriori dos dados, a fim de obter uma sistematização que me levasse a compreender criticamente sobre a influência da família durante o processo de aprendizagens/alfabetização da criança bem como a relação estabelecida entre a família e a escola neste processo. Ao final, destaca-se a mudança da postura da família de Murilo e a aprendizagem social acerca da função da família na corresponsabilidade da relação família-escola.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples