dc.contributor.advisor | Bathelt, Regina Ehlers | |
dc.creator | Almeida, Viviane Maciel de | |
dc.date.accessioned | 2021-07-21T18:18:32Z | |
dc.date.available | 2021-07-21T18:18:32Z | |
dc.date.issued | 2021-07-05 | |
dc.date.submitted | 2021-07-05 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21549 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021 | por |
dc.description.abstract | This final paper is characterized by the production of an autobiographical narrative in which I propose to describe elements of my life story. Focusing on my own process of formation and professional development as an educator towards my certification as a teacher educator, I write this essay describing episodes in which I try to produce meanings in the context of the experience that is formed and that has been present to me since childhood, through adolescence, until adulthood: that experience in which the roles between being a student and being a teacher alternate and reflect on this alternation until the decision to become a teacher: the experience of educating and being educated by others. In the end, it is concluded that it is important to write a memorial early, before certification, when the details of the experience are easily retrieved and later, during the professional development of the career, they can be read and expanded in the light of new theories. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Autobiografia | por |
dc.subject | Formação de professores de pedagogia | por |
dc.title | Ensaios (auto) biográficos: passos e traços do cenário de uma professora em formação | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.graduation | Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno | por |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso se caracteriza pela produção de uma narrativa autobiográfica pela qual me proponho a descrever elementos de minha história de vida. Dirigindo o foco sobre o meu próprio processo de formação e desenvolvimento profissional como educadora rumo a efetivação de certificação como professora pedagoga, elaboro este ensaio descrevendo episódios aos quais busco produzir significados no contexto da experiência que para ele se forma e que me esteve presente desde o contexto da infância, passando pela adolescência, até a fase adulta: aquela experiência em que se alternam os papéis entre ser aluna e ser professora e refletir sobre essa alternância até a tomada de decisão para atuação no magistério: a experiência de educar e ser educada por outros. Ao final, conclui-se pela importância de se escrever um memorial precocemente, antes da certificação, quando então os detalhes da experiência são recuperados com facilidade para, mais tarde, no desenvolvimento profissional na carreira voltarem a ser lidos e ampliados à luz de novas teorias a saber. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |