Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBathelt, Regina Ehlers
dc.creatorAlmeida, Viviane Maciel de
dc.date.accessioned2021-07-21T18:18:32Z
dc.date.available2021-07-21T18:18:32Z
dc.date.issued2021-07-05
dc.date.submitted2021-07-05
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/21549
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturno, RS, 2021por
dc.description.abstractThis final paper is characterized by the production of an autobiographical narrative in which I propose to describe elements of my life story. Focusing on my own process of formation and professional development as an educator towards my certification as a teacher educator, I write this essay describing episodes in which I try to produce meanings in the context of the experience that is formed and that has been present to me since childhood, through adolescence, until adulthood: that experience in which the roles between being a student and being a teacher alternate and reflect on this alternation until the decision to become a teacher: the experience of educating and being educated by others. In the end, it is concluded that it is important to write a memorial early, before certification, when the details of the experience are easily retrieved and later, during the professional development of the career, they can be read and expanded in the light of new theories.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectAutobiografiapor
dc.subjectFormação de professores de pedagogiapor
dc.titleEnsaios (auto) biográficos: passos e traços do cenário de uma professora em formaçãopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Pedagogia Licenciatura Plena Noturnopor
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso se caracteriza pela produção de uma narrativa autobiográfica pela qual me proponho a descrever elementos de minha história de vida. Dirigindo o foco sobre o meu próprio processo de formação e desenvolvimento profissional como educadora rumo a efetivação de certificação como professora pedagoga, elaboro este ensaio descrevendo episódios aos quais busco produzir significados no contexto da experiência que para ele se forma e que me esteve presente desde o contexto da infância, passando pela adolescência, até a fase adulta: aquela experiência em que se alternam os papéis entre ser aluna e ser professora e refletir sobre essa alternância até a tomada de decisão para atuação no magistério: a experiência de educar e ser educada por outros. Ao final, conclui-se pela importância de se escrever um memorial precocemente, antes da certificação, quando então os detalhes da experiência são recuperados com facilidade para, mais tarde, no desenvolvimento profissional na carreira voltarem a ser lidos e ampliados à luz de novas teorias a saber.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

Mostrar registro simples